Com raízes no Porto, a marca – que herdou o nome do apelido das suas fundadoras – nasceu da perceção de que o mercado de vestuário de banho de criança tinha pouca oferta.
«Já há muito tempo que ambicionávamos criar uma marca juntas, mas queríamos criar algo que acrescentasse realmente valor ao mercado e às pessoas, que fosse diferente e exclusivo e que nos representasse através da moda, qualidade, integridade e valores», conta Teresa Zuzarte. «Foi com o nascimento do filho da Rita, que percebemos algumas dificuldades no mercado de swimwear para crianças (por exemplo, a pouca oferta de calções de banho de cor básica) e para as mães (por exemplo, os modelos “match to match” não representavam todas as mulheres, no que diz respeito ao molde dos mesmos) e decidimos tentar colmatar as mesmas», indica.
Por isso mesmo, embora focada no swimwear de criança, a Zuza Swimwear tem também modelos para homem e senhora. As primeiras três coleções chegaram este ano, com venda online através do website zuza.pt.
A primeira, batizada Basic Collection, foi lançada a 31 de maio, e destaca-se pela possibilidade de personalização. «É uma coleção bastante diferente do que existe no mercado, já que de uns calções de cor lisa conseguimos obter seis diferentes, assim como os fatos de banho, tornando as peças muito mais rentáveis para o consumidor», explica Teresa Zuzarte.
Os calções e fatos de banho para crianças dos seis meses aos cinco anos, apresentam-se em três cores básicas – azul turquesa, salmão e amarelo – que podem ser complementados com bolsos e folhos removíveis com padrões pensados para se conjugarem com todas as cores.
A segunda coleção, batizada CoolKids Collection, é também direcionada para meninos e meninas entre os seis meses e os cinco anos, mas surge em dois padrões: um com limões e outro mais ligado à praia, com caranguejos e estrelas do mar. «Os fatos de banho de menina são apertados nos ombros, podendo ser adaptado à altura da criança», destaca Teresa Zuzarte.
Já Summer Together Collection, a mais recente coleção, tem propostas para crianças dos seis meses até aos oito anos, mas também para adultos. «O objetivo foi criar uma coleção para todos usarem em conjunto, que não fosse nem demasiado infantil, nem demasiado adulto e que o corte dos modelos fosse moderno e jovem», salienta a fundadora.
«Pretendemos continuar a criar produtos originais e, essencialmente, de boa qualidade e durabilidade, apoiando sempre a produção nacional», conclui a fundadora.