Há tempos, Francisco Varela Oliveira estava em Ibiza, com amigos, numa despedida de solteiro. O tema de conversa não foi o copo de água ou o local da cerimónia, mas o nascimento de uma marca de calçado.
«Um dos amigos do noivo tem uma fábrica de calçado e partilhei com ele o meu gosto pela moda, confessando-lhe que tinha o sonho de um dia ter uma marca de calçado. Ele desafiou-me, perguntou-me se não queria experimentar fazer um modelo para ver como corria e eu nem hesitei», conta o CEO da Orzhaus ao Portugal Têxtil.
Para já, a marca de calçado tem à venda uma coleção de botas e sapatilhas unissexo de estética streetwear, mas com ADN de luxo.
«Oferecemos um design contemporâneo e urbano aliado a produtos de primeira qualidade, feitos à mão e com matérias-primas de qualidade. Só usamos pele verdadeira», afirma Francisco Varela Oliveira sobre a marca que apresentou as tendências à tradição.
O leque de preços dos pares da Orzhaus varia entre os 120 e os 200 euros, todos são produzidos em Guimarães e vendidos no portal de comércio eletrónico da marca, bem como em plataformas multimarca e numa loja física em Paris, a Le Manoir Luxury.
Nas vendas, os passos estão a ser dados, sobretudo, fora de portas.
«Os nossos melhores mercados são EUA, França e Hong Kong. Podemos dizer que o mercado nacional ainda não é muito representativo, mas observamos que começa a crescer», revela o CEO da Orzhaus.
No futuro próximo, estão previstas duas grandes investidas nos guarda-roupas dos amantes de peças com carisma.
«Lançaremos, em breve, uma coleção de t-shirts para homem e, no próximo ano, uma coleção de vestuário de senhora», adianta Francisco Varela Oliveira ao Portugal Têxtil.