Início Arquivo

Os 10 principais exportadores de têxteis para os EUA

O Gabinete norte-americano de estatística apresentou a listagem com os 10 principais países e territórios responsáveis pelas exportações de produtos têxteis para os EUA. Os dados apresentados são relativos ao período que vai desde o dia 1 de Fevereiro de 2003 até ao dia 31 de Janeiro de 2004.

De acordo com peritos norte-americanos, a ordem não irá alterar até ao fim do corrente ano, mas após a liberalização das quotas alfandegárias poderá existir uma modificação no peso relativo das exportações dos diversos países.

Para o período pós-quotas espera-se que a China venha a beneficiar de uma maior quota de mercado, enquanto os países que não pertencem à OMC (como é o caso do Vietname) serão prejudicados com as novas regras alfandegárias. Com a isenção das quotas, prevê-se ainda uma redução generalizada nos custos dos têxteis importados.

De acordo com os dados apresentados pelo Gabinete de estatística, os dez principais exportadores de têxteis, e respectiva quota, para o mercado norte-americano são: China (12,4%), México (10,5%), Honduras (6,1%), Bangladesh (4,8%), El Salvador (4,5%), Hong Kong (4,2%), República Dominicana (4,0%), Vietname (3,9%), Indonésia (3,3%) e Taiwan (3,2%).