Início Destaques

Os 3 Is

Investimento, inovação e internacionalização são os três pilares de crescimento que estão a ser adotados pelos têxteis-lar portugueses para 2020. Uma estratégia usada por empresas como a João & Feliciano, que está a investir em novas instalações e numa primeira presença na Première Vision Paris.

A primeira grande feira do ano voltou a reunir os principais protagonistas dos têxteis-lar, incluindo cerca de 80 empresas portuguesas, que estiveram na Heimtextil a apresentar as novidades que irão marcar os próximos meses. Além da inovação, estas empresas estão também a crescer com base no investimento e na internacionalização, como ilustram a Lameirinho, a JF Almeida e a Têxteis Penedo na edição de fevereiro do Jornal Têxtil.

O mesmo acontece com a João & Feliciano, que divide a sua atividade entre os têxteis-lar e os tecidos para vestuário. A empresa está a investir em novas instalações e também no aumento das vendas lá fora, objetivo para o qual pode contribuir a primeira presença na Première Vision Paris, como revela, em entrevista, o administrador Feliciano Azevedo.

Na Première Vision Paris estão, de resto, quase 65 expositores portugueses, entre os quais a Fitexar, a Lemar e a Sidónios Knitwear, que nesta edição do Jornal Têxtil antecipam algumas das novidades que estão a apresentar.

Também em Paris, a Texworld irá abrir portas com 750 expositores internacionais, incluindo dois portugueses, numa edição onde estarão em destaque as tendências para a primavera-verão 2021 e onde terá a companhia de cinco outros certames.

Mantendo os olhos na atualidade, o mês de janeiro foi pródigo em eventos e o Jornal Têxtil esteve a acompanhá-los no terreno, como foi o caso das Tajiservi Talks, que puseram os empresários da indústria têxtil e vestuário, construtores de maquinaria e fornecedores de acessórios a falarem sobre as mudanças de paradigma no consumo de têxteis nas novas instalações da Tajiservi, da conferência sobre capital de risco promovida pelo CENIT e pela ANIVEC, em parceria com a APICCAPS e a Vallis Capital Partners, e da apresentação das novidades das soluções end-to-end da Gerber Technology.

Nesta edição, conheça igualmente as propostas da Foot by Foot para melhores noites de sono e as meias especiais que entraram na oferta da A. Fiúza, acompanhe as perspetivas para o sector dos têxteis técnicos pelas palavras de um dos maiores especialistas no assunto e conheça o novo destino dos artigos feitos pela Olmac.

Espreite ainda os números das nossas páginas de conjuntura, com os dados mais recentes da economia, das matérias-primas e do comércio externo da indústria têxtil e vestuário, e o suplemento Máquinas do Futuro, onde pode encontrar as mais recentes soluções tecnológicas da Stäubli, da Lectra, da Gualchieri e Gualchieri e da Mind Technology para o seu negócio.

Se ainda não é assinante, não perca mais tempo e faça já a sua subscrição do Jornal Têxtil para garantir que recebe o seu exemplar, todos os meses, em casa ou na empresa.