Início Arquivo

Os caça-lixos

Os tapetes de entrada de alta performance são uma área-chave de crescimento entre as aplicaçõestufting, na medida em que utilizadores de uma vasta gama de negócios procuram cada vez mais protegerem-se contra a sujidade e a humidade transportadas pelas solas dos seus sapatos.

Tipicamente, a barreira mais efectiva contra tais problemas é proporcionada por uma solução de duas fases, envolvendo produtos de tapetes primários e secundários. A primeira fase, frequentemente produzida a partir de uma combinação de têxteis, borracha e componentes metálicos, serve para reter o pior de qualquer sujidade, que de outra forma poderia ser transportada por qualquer sapato para o interior de um edifício. A segunda fase é usualmente concebida para dar uma aparência normal à carpete, mas com propriedades específicas de desempenho ao nível das fibras e da construção – na tentativa de criar uma acção de raspagem que permita também reter e esconder a sujidade e a humidade. Sistemas de tapetes de entrada integrados podem ser criados a partir da combinação em série de produtos primários e secundários.

Entre os líderes em tapetes de entrada está o grupo britânico Gradus, que tem identificado um potencial de crescimento contínuo num mercado ao qual já oferece uma gama abrangente de produtos simultaneamente primários e secundários. O seu compromisso para com o mercado é acentuado pela recente decisão de investir numa maior capacidade de maquinaria detufting nas suas instalações de Cheshire, no Reino Unido, de forma a fabricar localmente os componentes têxteis das suas gamas de tapetes.

A Gradus foi fundada em 1966, e de um negócio acessório transformou-se num grupo internacional com 3 divisões e mais de 300 empregados. Há mais de 15 anos que a empresa fabrica e comercializa tapetes a partir da sua unidade detufting no Reino Unido, tendo-se rapidamente convertido num dos mais importantes produtores do sector. A Gradus opera exclusivamente em regime de contratação, detendo uma posição de liderança de mercado na saúde, educação e escritórios comerciais.

Combinando a tecnologia avançada com a criatividade e utilizando uma gama de fios de polipropileno e de poliamida de alta performance, a Gradus produz tapetes práticos que satisfazem as mais importantes necessidades em termos de estética, desempenho e manutenção.

Nos últimos anos, a Gradus desenvolveu uma extensa gama de tapetes, incluindo produtos primários e secundários em simultâneo, e durante o ano em curso pretende sobretudo prosseguir a sua expansão nesta área. Segundo a empresa, as construções utilizadas na sua gama de tapetes são especialmente desenvolvidas para esfregar os pés e reter a sujidade e humidade, criando efectivamente têxteis de desempenho específico, frequentemente baseado em fibras de título elevado de forma a apresentar características inerentes de raspagem.

Para dispor da capacidade de produção suplementar da qual tanto necessitava, a Gradus seleccionou a Thom Engineering, da Blackburn, para o fornecimento da nova máquina detufting, assim como dos componentes auxiliares de pré e pós-tufting, tais como o bastidor, tubo, enrolador e instrumentos de inspecção e de emenda. A Thom Engineering foi escolhida pela sua capacidade para construir máquinas de2 metrosde acordo com as especificações exactas da Gradus, o que permite que a fibra pesada seja processada suave e eficientemente.