Início Notícias Moda

Os desafios da moda

Desafios para o sector da moda é o tema central da 8.ª edição da Global Fashion Conference, que contará, no painel de oradores, com Elsa Parente, CEO da RDD Textiles, e Raul Fangueiro, coordenador do Fibrenamics. O evento realiza-se unicamente online, a partir de Varsóvia, nos dias 21 e 22 de outubro.

[©Global Fashion Conference]

A Global Fashion Conference terá como palco a Academia de Belas Artes, em Varsóvia, na Polónia, um dos países onde a moda refletiu mudanças políticas, económicas e sociais de formas muito marcantes desde sempre na sua história. Hoje continua a ser um país de grandes dimensões e onde a liberdade e a diversidade na moda encontram oportunidades.

Sob o tema “Desafios para o sector da moda” e num formato unicamente online, a conferência de âmbito pluridisciplinar abrange desafios que se colocam ao sector da moda em aspetos tão diversos como os novos materiais e a economia circular, os novos modelos de negócio de venda de roupa em segunda mão, fortemente baseados nas novas tecnologias de informação e comunicação, e a educação para a sustentabilidade.

«O ano de 2021 é um ano de desafios. Com mudanças e tensões políticas em vários continentes, sente-se a inquietação e, ao mesmo tempo, a aspiração pelo respeito dos direitos humanos, em diferentes culturas e modelos de sociedade. O modelo de desenvolvimento sustentável nos seus aspetos fundamentais: social, ambiental e económico, afirma-se, se possível, mais premente e necessário», lê-se em comunicado.

O programa dividido em dois dias, 21 e 22 de outubro, contará com um fortíssimo cartaz de oradores, onde marcarão presença Elsa Parente, CEO da RDD Textiles, e Raul Fangueiro, coordenador do Fibrenamics, que darão o seu contributo no painel “Challenges for Sustainable Production – New materials and circularity”.

O projeto Global Fashion Conference, liderado pela professora e investigadora Isabel Cantista, começou a promover há 13 anos uma conferência internacional que pretende alimentar a sustentabilidade no negócio da moda. Esta conferência tem uma abordagem pluridisciplinar e junta académicos e indústria, estimulando a inovação para a sustentabilidade.

Isabel Cantista irá ainda conduzir, nesta edição, uma entrevista a um dos oradores convidados, Christiaan Lensvelt, assessor de investimentos do Good Fashion Fund, uma das raras instituições financeiras que, neste momento, apoia projetos, promovendo a transição para um modelo de moda sustentável e defendendo o ambiente, os direitos do homem e o progresso económico.

O programa completo pode ser consultado online, no website da Global Fashion Conference.