Início Notícias Gerais

Os segredos do sucesso empresarial

Chama-se “Empresariato – Casos de Sucesso Empresarial” e é uma espécie de manual de apoio à internacionalização. O livro, com coordenação de João Abreu, foi apresentado a 8 de outubro e revela as estratégias implementadas por 13 empresas, incluindo a Salsa, Riopele, Louropel, Nobrand e Unissima Home Couture.

O livro, que foi apresentado publicamente na Fnac do Norteshopping no passado sábado, resulta do projeto Empresariato desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Famalicão Made In. «O lastro deixado por várias gerações de empresários que desenvolveram os seus projetos a partir de Famalicão ajudou a criar na população um espírito verdadeiramente empreendedor, que teve como efeito o desenvolvimento do concelho e a sua afirmação nacional, e até mesmo internacional, como um território com um ADN empresarial diversificado, inovador e com vocação exportadora», explica na introdução do livro Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

«O Famalicão Made In, onde se insere o Empresariato, é a face mais visível desta ampla estratégia de valorização e afirmação territorial, direcionada para a exploração do potencial económico do concelho, à qual está associada a assinatura “Um Concelho com Marca”, que reforça a ligação de Famalicão a um bom município para viver e investir, procurando intensificar a atratividade do município na captação de novos investimentos nacionais e estrangeiros e também estimular o empreendedorismo empresarial já existente», acrescenta o edil.

A obra, que conta com o contributo de 24 académicos, representantes de nove entidades, apresenta 13 case studies, de empresas ligadas a diversos sectores, da indústria têxtil ao agroalimentar, passando pelo vinho, calçado, mobiliário e hotelaria. Riopele, Salsa, Louropel, Nobrand e Unissima são algumas das empresas abordadas, com a respetiva caracterização, análise SWOT, marketing mix e processo de internacionalização.

«A internacionalização faz sentido, mas não tem sentidos únicos e isso é-nos revelado neste conjunto de casos. Treze empresas, maioritariamente famalicenses, aceitaram o repto da Idioteque e do Famalicão Made In e abriram portas a um trabalho de inegável valia, pois se constitui, simultaneamente, um raro elemento de consulta e estudo, suportado em organizações nacionais, para o público empresarial e académico», refere na introdução o coordenador do livro, João Abreu, que é também fundador e atual diretor da Academia das Emoções.

A marca de jeanswear Salsa, que foi parcialmente adquirida pela Sonae (ver Sonae compra Salsa), está atualmente presente em 2.000 pontos de venda em 32 países, enquanto a produtora de tecidos Riopele, que emprega mais de 1.000 pessoas, está presente em toda a Europa, nos EUA, Japão, China e Coreia, como indicou o presidente do conselho de administração, José Alexandre Oliveira, num artigo publicado na edição de julho-agosto do Jornal Têxtil (ver Sector de Valor).

No caso da Unissima Home Couture, a empresa é especialista no fabrico e comercialização de interiores e mobiliário de luxo e exporta atualmente para quatro países, tendo como objetivo consolidar a sua presença internacional em sete mercados até ao final de 2017.

«A estratégia de internacionalização da marca teve início em 2015, tendo por base a experiência de três anos dos móveis Piquete, empresa do mesmo grupo da Unissima Home Couture, em mercados africanos. A empresa chega até estes mercados com estratégias a curto e a longo prazo, procurando sempre adequar a oferta, a atuação e a conceção das peças às especificidades de cada um dos mercados, seja na escolha dos materiais, seja na representação de aspetos culturais de determinadas regiões», revela a empresa em comunicado.

«Transpor para o internacional aquilo que fazemos cá foi, desde sempre, uma ambição nossa. E para nós, continua a ser um trabalho intensivo e diário, que nos obriga a sermos criativos e cada vez mais exclusivos na forma como trabalhamos cada projeto para surpreender os clientes. Apostamos em home couture, em todas as fases do projeto, que compreendem o design, a customização e produção e diferenciamos a nossa atuação pela apresentação de projetos chave-na-mão», explica na Piquete, designer e CEO da Unissima Home Couture. «Sermos caso de sucesso num livro que reúne 13 marcas portuguesas de sucesso lá fora, dá-nos um alento especial para continuarmos a ser cada vez melhores no serviço que prestamos aos nossos clientes», afirma.

“Empresariato – Casos de Sucesso Empresarial” conta ainda as histórias de empresas de outros sectores na conquista de mercados externos, como é o caso da Adega Cooperativa de Favaios, Amob, Continental Mabor, Joalpe, Meia Dúzia, Monsanto GeoHotel Escola, Primor e Vieira de Castro.