Início Notícias Moda

Panorama Berlin atrai mais visitantes

O novo layout da Panorama Berlin convenceu os expositores e visitantes da feira de moda alemã. Apesar da diminuição no número de empresas presentes e do espaço ocupado, o número de profissionais que acorreram a Berlim para conhecer as novas coleções bateu recordes, com um aumento de 20% face a janeiro de 2018.

Foram precisas apenas algumas horas, segundo a organização da Panorama Berlin, para que o novo recorde fosse estabelecido, apesar das mudanças no layout da feira de moda, que pela primeira vez juntou a Selvedge Run, a feira dedicada a vestuário, calçado, acessórios e artigos de lifestyle de qualidade.

Apesar da redução no espaço ocupado, que passou de 45.500 metros quadrados e 10 pavilhões em janeiro de 2018 para 35 mil metros quadrados e nove pavilhões, e no número de expositores, que foi reduzido de 800 para cerca de 600, a organização revelou-se satisfeita

«Estamos atónitos com o sucesso da feira. Enquanto motor de inovação, temo-nos focado cada vez mais em marcas com uma forte mensagem e, através dos seminários e eventos de topo, oferecemos uma transferência de conhecimento e inspiração que vai dar, aos retalhistas, soluções para o futuro. A mensagem chegou ao mercado, vemos isso no excelente feedback dos visitantes», afirma Jörg Wichmann, CEO da Panorama Berlin.

Sabine Schmidt, compradora da Murk, confirma. «A feira está mais arranjada do que antes. Já não há espaços vazios, embora seja um pouco confuso, já que os vários pavilhões não estão marcados de forma clara com números. E a situação da entrada foi um pouco difícil. Contudo, encontrámos tudo o que precisámos e colocámos as nossas encomendas aqui», garante, citada pela Sportswear Internacional.

Do lado dos expositores, a situação foi semelhante. «Esta é a nossa primeira vez na Panorama Berlin. Tivemos muitas reuniões com clientes existentes e novos, foi um começo bastante bem sucedido», assegura Luer Holler, diretor de vendas da Clarks. «O ambiente geral é bom, apesar de se falar de tópicos como online versus offline. As necessidades de informação dos compradores são, por isso, enormes. Estamos muito satisfeitos com a frequência de clientes e os principais compradores estiveram todos lá», acrescenta Tommy Schmidt, country manager da marca de moda Jack & Jones.

Antecipar tendências

Além da apresentação de novas coleções, a Panorama Berlin contou também com diversos eventos paralelos. Sob o mote Panorama Expedition, 12 oradores abordaram diferentes temas, incluindo a digitalização e a emoção subjacente, cada vez mais, ao negócio. «O sucesso é a consequência. Apenas aqueles que compreendem os humanos e a si próprios podem ser bem sucedidos a longo prazo», afirmou Bert Martin Ohnemüller, coach de negócios de elevada performance do grupo Neuromerchandising, de Frankfurt.

Já Andreas Bill, fundador e coproprietário da business4business, abordou a forma como a moda e o retalho se estão a adaptar à era digital. «As casas de moda estão a enfrentar enormes desafios no campo da digitalização, que dificilmente podem ser resolvidos por si sós», asseguraram Holger Wellner e Ole Grave, que explicaram como a rede de parceiros modehaus.de, da qual são diretores, pode oferecer vantagens significativas nas compras.

Enquanto fornecedoras de moda e lifestyle, as marcas têm de se reinventar constantemente. Roman Pollozek, diretor-geral da Pollozek Mode & Lifestyle deu exemplos do caminho tomado pela sua empresa. Já a casa de moda Marc Ramelow é apontada como sendo uma das visionárias da indústria na Alemanha e a diretora de marketing e operações digitais, Clara Becker, mostrou com que projetos digitais inovadores a especialista em moda trabalha.

Convergência de certames

No final desta edição da Panorama Berlin, que teve lugar de 15 a 17 de janeiro, ficou em aberto a possibilidade de juntar todos os eventos de moda que decorrem na cidade alemã na mesma altura.

Jörg Wichmann garantiu que uma localização conjunta para todos os certames em Tempelhof seria o cenário perfeito. «Nos últimos dias, os expositores e os visitantes voltaram a expressar que o formato da Panorama Berlin é o benchmark. Temos a possibilidade de transformar o centro da moda de Berlim em algo novo. Agora vamos abordar todas as partes envolvidas para discutir possíveis cenários», anunciou.