Início Notícias Moda

Panorama Berlin: parcerias e muitas novidades

Depois de uma colaboração bem-sucedida durante duas estações, a Panorama Berlin adquiriu a Selvedge Run. Esta é uma das várias novidades para a próxima edição da feira de moda alemã, que acontece entre 15 e 17 de janeiro de 2019.

Os líderes criativos das duas feiras, a Selvedge Run e a Panorama Berlin, preveem a criação de sinergias importantes e estão a perspetivar em conjunto ideias inovadoras para toda a indústria. «A Selvedge Run representa marcas autênticas, perícia e produtos com uma identidade forte», explica Jörg Wichmann, CEO da Panorama Berlin. «Esta fusão é um passo importante para fortalecer o nosso rumo e visão para o futuro e, igualmente, para aumentar o nosso foco na criação de ideias para a indústria. Integrar a Selvedge Run na Panoram Berlin ajuda-nos a chegar a novos públicos e criar sinergias valiosas», afirma.

Iniciando-se na edição de outono-inverno 2019/2020, a Selvedge Run ficará instalada num local de destaque, conhecido pela sua arquitetura – o hall da entrada sul, denominado Eingang Süd. Com o objetivo de manter o conceito de base do evento, as marcas apresentadas neste local são escolhidas pela sua qualidade, técnicas de produção sustentáveis e uma história autêntica. Adicionalmente, na lista de empresas, serão incluídas as que se debruçam sobre o desporto e activewear. Logo à entrada do evento, os visitantes vão encontrar marcas relevantes do ponto de vista do marketing, ideias inspiradoras e tendências, garante a organização, em comunicado.

Jörg Wichmann e Shane Brandenburg

«Depois de sete edições bem-sucedidas da Selvedge Run, é tempo de alcançar um novo nível», admite Shane Brandenburg, cofundador e diretor de vendas da Selvedge Run. «Com a dimensão e a força logística da Panorama Berlin, esta é uma grande oportunidade para as nossas marcas desvendarem todo o seu potencial e chegarem a um público mais alargado», reconhece. No local, além da presença forte do denim e de marcas com uma grande história, os visitantes vão poder encontrar nomes emergentes da indústria, assim como uma gama de marcas que, na Europa, apenas podem ser vistas e requisitadas na Selvedge Run. Brandenburg vai continuar a ser responsável pelo rumo que esta área terá no futuro.

Mais do que uma feira têxtil

Para os líderes da Panorama Berlin, organizar o evento que lança uma nova estação é uma grande responsabilidade e exige muita motivação. «Vemo-nos como impulsionadores da inovação e como uma janela para as novas tendências», confessa o CEO da Panorama Berlin. «Com uma abordagem orientada para soluções, focamo-nos em tópicos entusiasmantes. O nosso objetivo é termos uma perspetiva visionária e estabelecer novos impulsos», revela. Foi por esses motivos que Wichmann e a sua equipa convocaram um grupo de reflexão e analisaram, de um modo profundo, o mundo das feiras, do retalho e os consumidores, estudando as mudanças mais importantes nestas áreas. «Os conceitos das feiras tradicionais estão a perder atratividade. Estamos a lidar com um público que precisa das feiras, mas já não as ama. O futuro traz-nos desafios que vão certamente mudar a indústria e é por isso que necessitamos novas abordagens e novos conceitos», assume. O resultado: a Panorama Berlin terá um conceito totalmente novo sob o mote “Panorama Expedition”, num cenário inspirado no Ártico.

A mudança será evidente nos sete halls. O objetivo é apresentar marcas relevantes, com mensagens simples e diretas. Com apresentações mais claras das marcas, as tendências e as edições limitadas que só podem ser encontradas em Berlim, a moda será apresentada dentro do contexto de lifestyle. As marcas serão reorganizadas e haverá também uma plataforma para as marcas que ainda estejam a construir a sua identidade, que terão uma maior visibilidade.

A mudança

«Ligação com a comunidade 24 sobre 24 horas, 360 dias por semana». De acordo com a organização, isto resume o novo conceito de comunicação da Panorama Berlin e claramente distingue-a de outras feiras, que apenas apresentam uma visão geral do mercado duas vezes por ano. A Panorama Berlin terá a sua própria revista online, dando cobertura a toda a gama de produtos do mundo da moda e do lifestyle. O objetivo é fazer da Panorama Berlin um centro de tendências, que complementa as atividades da feira já existentes. Pretende-se aumentar a presença do certame nas redes sociais e enviar newsletters aos clientes acerca de uma vasta gama de questões, soluções e ideias inovadoras.

Os três pilares

«Estamos a olhar para tudo a partir da perspetiva do consumidor e a incorporar as novas tendências no design. Tudo mudou muito nos últimos anos. Atualmente, os eventos e o entretenimento têm um estatuto completamente diferente na comunidade da moda. Quando vão às compras, os consumidores estão interessados em emoções e em ter experiências», adianta Jörg Wichmann. A Panorama Berlin quer incorporar este desenvolvimento na sua próxima edição: entretenimento, infoentretenimento e a união da comunidade são os três pilares que formam a nova base da feira.

A entrada sul vai passar por uma grande transformação. A área de registos fará parte do evento e estará localizada na área exterior, em frente à entrada. Logo que cheguem à feira, os visitantes vão estar no meio da agitação. As atividades das marcas, o entretenimento, a música e a restauração, na entrada sul, vão tornar-se a janela de atracão da Panorama Berlin.

Xoom

No hall 1 ficarão as marcas mais estabelecidas, com um alto grau de popularidade, com novas coleções e com grande potencial de demonstrar os seus destaques no mundo da moda.  No hall 2 estarão as tendências para homem, do formal ao minimalista.  No hall 3, o vestuário feminino viaja do daywear ao desportivo e até ao glamour. Os expositores no hall 4 vão apresentar visuais individuais, do outwear ao desporto. No hall 7, numa cooperação com a Xoom e o seu conceito de moda sustentável, propõe-se uma gama de marcas amigas do ambiente.

Há ainda um hall, o 5, dedicado ao infoentretenimento, que oferece oportunidades da mudança de POS (Point of Sale) para POX (Point of Experience). Soluções digitais, que são feitas especificamente para a indústria, são apresentadas neste espaço batizado “Retail Solutions”. Além de startups de Berlim, a área contará com a presença de agências de inovação da área do retalho e empresas que fornecem soluções para a culinária que os retalhistas podem facilmente adaptar aos seus negócios. «Com novos e entusiasmantes expositores, oradores importantes e eventos de alta qualidade, este hall direciona-se para a digitalização, tendências e marketing de conteúdo. Esta área oferece soluções de fácil implementação que podem ser usadas para modernizar e digitalizar lojas de moda e o retalho», assegura Jörg Wichmann.

O Hall 6 foca-se em showcase e acontecimentos, comida, desporto, arte, música, atividades e incentivos, ou seja, no entretenimento. Entretendo os visitantes, este hall oferece ideias para os negócios com os consumidores. «Aqui está a ação. Este é o palco para as marcas e entertainers que estão focados nos públicos street e desportivo. Tudo será implementado de forma idêntica e altamente emocional», garante Wichmann.

Bem-vinda, Mango

Mango Girls

No Hall 3, a Panorama Berlin vai contar com a presença da marca de moda espanhola Mango, que atualmente está representada em 110 países.  Em comunicado, a organização da Panorama Berlin elogia a «qualidade» que a Mango confere ao evento, sendo esta uma marca internacional que está presente nas grandes metrópoles, atraindo particularmente os millennials.

A Mango criou uma comunidade mundial de seguidores nas redes sociais. A página oficial da marca no Instagram tem 8,9 milhões de seguidores.  O grupo #MangoGirls inclui nomes como Jeanne Damas, Leandra Medine and Pernille Teisbæk.

Os cinco primeiros oradores

No Hall 5, a Panorama Berlin está focada no infoentretenimento. No “lecture stage”, a feira propõe uma série de conferências, onde serão apresentadas várias respostas para questões importantes da digitalização, do marketing de conteúdo e da transformação do POS para POX. Já foram divulgados cinco dos 15 oradores que vão partilhar o seu conhecimento. Uma das oradoras é Nicole Srock Stanley, CEO da dan pearlman Marken Architektur, que irá falar sobre “Cross realities: How the boundaries of digital and analogue are blurring”. Nicole Srock Stanley é a cofundadora do grupo dan Pearlman, criado em 1999. O seu conhecimento no sector do retalho e no desenvolvimento e gestão de destinos turísticos, fazem-na uma consultora muito procurada por retalhistas e proprietários de centros comerciais, startups, empresas e organizações. Como oradora, falará sobre o retalho do futuro e irá dar respostas à questão: como é que as lojas físicas do retalho se podem revolucionar com os mecanismos do sector recreativo?

Nicole Srock Stanley
Andreas Brill

Outro dos oradores será Andreas Brill, fundador e sócio da business4brands, que abordará o tema “Today is day 2: Fashion and the digital age”. Desde o início dos anos 90, Andreas Brill tem desenvolvido várias abordagens para a era digital. Entre 2000 e 2008, Bril geriu empresas de retalho e moda, tendo sido diretor do grupo Karstadt Quelle, WOM e s.Oliver. Em 2006, criou a business4brands, uma estratégia inovadora que tem apoiado empresas e marcas no processo de digitalização.

Niklas Heinen, CEO do grupo 100tausendlux, vai explorar o tema: “From a small online blog to a commerce and retail company”. Heinen, de 28 anos, é um empreendedor, influencer e orador. Junto com a sua mulher, ao longo dos últimos quatro anos, fez crescer o blog Odernichtoderdoch, que começou com um diário online e tornou-se uma marca comercial com sucesso na Alemanha.

Niklas Heinen
Peter Lensker

 

“Emotional added value. Emotion makes up 50% of the business results – but how can it be managed?” será o tema da apresentação de Peter Lensker, gerente e proprietário da LeadersEye e especialista na gestão de empresas orientadas para o marketing. Lensker já passou por empresas como o grupo Metro, a Galeria Kaufhof, a Obi, a Keylens Management Consultants. Entre 2004 e 2008, foi também conferencista sobre gestão de empresas na Niederrhein University of Applied Sciences e na European University of Applied Sciences.

Andreas Knürr

Há ainda para ver a conferência “Online to the POS – make online booking possible/retain customers/save costs”, com Andreas Knürr, CEO e cofundador da Timify. Trata-se de uma plataforma de gestão de agenda online para prestadores de serviço e os seus clientes, que permite uma marcação fácil de compromissos. Nos últimos 15 anos, fundou e geriu cinco empresas. Antes de criar a Timify, foi CEO da WebMedia7, uma agência digital especializada em software, aplicações moveis e marketing online na Europa.