As expectativas não podiam ser maiores para a feira de moda de Berlin, que se realiza de 3 a 5 de julho. Logo que abriu o registo para visitantes, a organização revelou que «mais de 10 mil retalhistas se registaram em apenas uma semana», dando conta de que «70% são nacionais e 30% internacionais», nomeadamente da Ásia e da América. «Isto sublinha a importância da nossa feira e dá-nos a perspetiva de um recorde para o evento deste verão», afirmou.
Do lado dos expositores, os números são também positivos, tal como antecipado ainda em março pela organização (ver Panorama Berlin já mexe). A participação portuguesa mais do que duplica face a janeiro (ver Inverno não arrefece a moda em Berlim), passando de quatro para nove marcas: B.Joy, Bagoraz, Blackspider by Cristina Barros, Cristina Barros, Eastlondon, Felmini, Fly London, Kalisson e Softinos.
O novo espaço Retail Solutions ficará alojado no hall 6 e pretende ilustrar que «o digital não é o inimigo, mas um amigo». Segundo a organização da Panorama, cerca de 60 empresas foram selecionadas para mostrar as suas soluções de retalho, desde estúdios móveis de fotografia a showrooms virtuais. «Enquanto plataforma da indústria, é a melhor forma de encontrar os decisores nos campos do comércio e da indústria. Depois de um enorme sucesso na última edição, damos as boas-vindas à Retail Solutions para dar à nossa indústria ainda mais espaço para ideias visionárias», explica René Schnellen, diretor-geral da Panorama Berlin.
Na feira, que ocupa mais de 45 mil metros quadrados na Messe Berlin, os espaços estão segmentados. Mal entram na feira, os visitantes vão encontrar o espaço Select, onde poderão ficar a conhecer uma seleção de cerca de 20 novas marcas.
O segmento Nova, semelhante a um grande armazém, ganha, nesta edição, uma área extra, sob a designação Nova Court, que reúne a oferta desportiva de 60 expositores, com marcas de activewear e athleisure, mas também de moda balnear e ténis. O segmento Xoom, consagrado à moda sustentável, vai igualmente crescer, ocupando agora um total de 3.600 metros quadrados.
Já os produtores de moda de tamanhos grandes vão mudar de hall, para o pavilhão 5, rebatizado Belle, que incluirá moda feminina, mas também calçado, acessórios e produtos de lifestyle. A moda feminina ocupará os halls 1 e 3 e a moda masculina os halls paralelos 2 e 4.