Início Arquivo

Parabéns Lyon Mode City!

Lyon Mode City celebrou o seu 20º aniversário, e a moda Primavera/Verão 2005, com toda a pompa e circunstância num ambiente pleno de beleza e encantamento que maravilhou as mais de 20 mil pessoas que visitaram a feira. Uma celebração à qual se associaram 530 marcas delingerie e 470 marcas de moda balnear, estabelecendo assim um novo recorde de expositores.

O Fórum Geral de marcas lingerie/banho – «Odyssée des éléments» -, situado logo à entrada do centro de exposições Eurexpo, mergulhou de imediato os visitantes na atmosfera do salão. «Esta junção dos dois segmentos permite desenvolver todos os aspectos de transversalidade que existem entre o vestuário interior e balnear», explicou Patrícia Harivel, comissária-geral do salão. «Além de transportar o visitante, logo que entra no salão, para um novo mundo através dos seus elementos – terra, ar, água e fogo». Mas houve também um quinto elemento – um pólo de expressão livre que associou vários espaços entre os quais se destacou o espaço dedicado às consumidoras do mundo.

Uma outra novidade do salão foi a criação de um ambiente singular, subordinado ao tema do Nomadismo, para a realização dos desfiles. «Estes desfiles pretendem, em especial, mostrar a riqueza das marcas expostas e valorizar a criação», sublinhou Patrícia Harivel. Deste modo, uma sumptuosa tenda abrigou uma passerelle única que acolheu três desfiles diários: “Lingerie”, “Moda Balnear” e “Très Lyon Mode City”. Este último serviu ainda, no segundo dia do salão, de palco para a entrega de diplomas de fidelidade a 29 empresas que marcaram presença neste evento desde os seus começos, entre as quais as francesas Lise Charmel, Lejaby, Lou, Marjolaine, Huit e as estrangeiras Andres Sarda, Banana Moon, Parah e Invista. Esta distinção foi apadrinhada por Lucien Deveaux, presidente da Eurovet – a entidade organizadora do salão, Jehan Quettier, director-geral da Eurovet, Gérard Collomb, presidente da câmara de Lyon, e Chantal Tomass, a célebre criadora francesa delingerie que regressou como expositora nesta edição.

Na passerelle desfilaram as marcas portuguesas de banho Emar e de roupa interior Feel Fine by Malhas Sonicarla, Impetus e Impetus Woman, entre as várias centenas de marcas internacionais.

As cores nacionais estiveram representadas pelas empresas Impetus, Malhas Sonicarla, Fatylene Malhas, Emar e o grupo Estrela. A Emar vai já na sua 8ª participação na Lyon Mode City. «Trata-se de uma feira onde fazemos óptimos contactos e angariamos grandes clientes», declara Mavildia Neves, administradora e designer da empresa. As propostas da Emar para a Primavera/Verão 2005 foram estampadas em 3 deslumbrantes linhas: Classic, Fashion e Beach. Estas duas últimas linhas são complementadas com uma panóplia de acessórios que incluem toalhas, chapéus, sacos, sandálias, etc. A empresa propõe ainda uma colecção para homem, pequena na dimensão mas muito importante em termos de produção.

O grupo Estrela apresentou, nesta sua primeira presença, duas marcas com produtos diferenciados: Joe Star e Via Brasil Bikinis by Rio Fio. Esta última tem como musa Juliana Paes, a actriz que interpreta o papel de Jaqueline Joyem Celebridade. Líder no mercado nacional, o grupo procura agora conquistar novos mercados além fronteiras. «A nossa estratégia actual passa pelas feiras e pela captação de agentes locais em novos países», revela Carlos Estrela. «Entrámos há 3 anos no mercado espanhol, onde as nossas marcas têm tido uma receptividade bastante boa. Uma aposta que se encontra em fase de consolidação».

 

Para a Fetylene Malhas, esta constituiu também a sua estreia no salão. A empresa vimaranense apresentou uma oferta alargada em moda íntima sob a sua marca própria – Jamal. Apostando num design inovador, acabamentos especiais e artigos seamless, a Fetylene procura assim fazer da Lyon Mode City a sua porta de entrada em novos mercados. «As melhores malhas do mundo são portuguesas», sublinhou José Castro, administrador da empresa.

A Impetus apostou na tecnicidade e funcionalidade dos materiais têxteis para criar uma colecção em perfeita harmonia com o corpo humano. Deste modo, a empresa especialista em artigosseamless propõe para a Primavera/Verão 2005, por exemplo, as linhas Impetus Fresh com Coolmax – a fibra termo-reguladora da Invista – e Impetus Skin Care com Meryl Skinlife – a poliamida da Nylstar com propriedades bacterio-estáticas. Mas a grande novidade reservada pela empresa para este salão foi o lançamento da primeira colecção Impetus Woman, sustentada na inovação tecnológica, caracterizada por um estilopin-up contemporâneo e moldada ao espírito da marca mas com personalidade própria. Uma colecção feita à medida das mulheres do século XXI.

Surpreendentemente, ou nem tanto assim, alingerie actual está dominada pelos avanços tecnológicos dos equipamentos e dos materiais. E os exemplos patentes nesta Lyon Mode City foram inúmeros: o soutien NuBra revestido interiormente de silicone autocolante desenvolvido pela Bragel, os bikinis em Bodyshell da Speedo, o fato de banho flutuador anti-UV P’tit Source ou a roupa balnear 100% bambu da Spilan. No entanto, com menos tecnologia e mais design, as colecções dos grandes criadores de moda como John Galliano, Jean Paul Gaultier, Roberto Cavalli, Kenzo ou Christian Lacroix concentraram os olhares mais admirativos. E a estrela do salão foi indubitavelmente a primeira colecção de moda balnear desenhada pela famosa criadora francesa Chantal Thomass: um autêntico hino ao eterno feminino.

O salão apresentou ainda como novidade uma plataforma TV onde foram debatidos 4 temas de grande actualidade: as consumidoras do mundo, os novos critérios de segmentação, alingerie e a publicidade e a consumidora face à inovação. Estes debates contaram com as intervenções de profissionais da distribuição, da produção, do marketing internacional, da criação e da moda.

Lyon Mode City fechou as suas portas mas só até para o ano. Parabéns Lyon Mode City – por mais um aniversário, e por mais um sucesso.