Início Notícias Marcas

Paula com o traço de Ricardo Preto

A primeira coleção da marca do Grupo Amorim com a assinatura do designer Ricardo Preto foi batizada Eudaimonia, que significa em grego “ser da virtude e da felicidade”. Seda, linho, pele e caxemira são algumas das matérias-primas que compõem as silhuetas leves e fluidas da linha resort 2022 da Paula, que oferecem ao mesmo tempo delicadeza e conforto.

[©Paula]

«Na marca Paula relacionamo-nos com as peças de forma apaixonante desde os moods de criação, tecidos aos protótipos. É esta felicidade intensa, e também esquiva, que queremos capturar em cada detalhe de um vestido, estampado ou fit de uma calça», afirma Ricardo Preto, à frente da direção criativa da Amorim Luxury desde o final de 2021. «Tudo foi pensado para trazer conforto, felicidade a quem olha, sente, experimenta e vivencia. E, claro, a filosofia grega tinha a palavra exata para definir o sentimento que nos possuiu durante este processo», acrescenta.

Eudaimonia é composta por «silhuetas leves e fluidas e estruturas que oferecem delicadeza e conforto», adianta o grupo em comunicado. As propostas elaboradas sobretudo com matérias-primas como seda, linho, pele e caxemira estão repletas de pormenores como bordados artesanais, entre os quais o de Viana, ou estampados exclusivos.

[©Paula]
Quanto à paleta de cores, o designer deu preferência aos tons terra que respiram com verdes e intensificam com as cores cereja e bordeaux. A coleção tem ainda pontos de luzes caracterizados pelos brancos e azuis-claros.

Apesar de ser intenção da Amorim Luxury fabricar em Portugal, a empresa enfrentou alguns desafios no sourcing, levando-a a alargar «a procura até Marrocos», sublinhando, no entanto, que «o objetivo principal passa por dispor de um perímetro sustentável para recrutar sourcing, sempre com grande incidência nacional».

Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria com a Marrakshi Life, empresa que trabalha com tecidos feitos à mão por artesãos marroquinos com foco na redução do desperdício, utilizando práticas sustentáveis na confeção dos artigos, resultando numa coleção cápsula 100% linho, composta por kaftans, túnicas e calças e que contêm uma etiqueta com o logótipo Paula HandWoven by Marrakshi life.

[©Paula]