Início Notícias Marcas

Pelos versus frio

A Ümmer é, ainda, um bebé. Nasceu há cerca de cinco meses mas já caminha pelo próprio pé. A ideia germinou depois de duas jovens amigas, Maria Sousa e Sofia Guimarães, que partilham o gosto pela moda, decidirem dar o próximo passo e fazerem peças que gostariam de vestir. Agora, a marca enfrenta o frio como gente crescida.

Os casacos e estolas de pelo “animal friendly” da Ümmer já tomaram de assalto as redes sociais e vários são os rostos nacionais e internacionais conhecidos na blogosfera a embainharem peças da marca.

Sem formação académica na área do design ou na confeção, as duas jovens na casa dos 20 anos sempre se deixaram encantar pela moda e, com a dose certa de criatividade e exemplo próximo de familiares ligados ao têxtil, decidiram criar uma marca própria. O design e a idealização das peças estão sob a alçada de Maria Sousa e Sofia Guimarães e a inspiração é bebida em tudo o que as rodeia, contando com a ajuda de empresas portuguesas nos restantes processos.

«Primamos por alguma exclusividade, existindo modelos que têm apenas dois exemplares e temos até peças únicas. Também optamos por batizar o nosso vestuário, dando um nome a cada peça. Não criamos em massa, portanto a nossa intenção é estar constantemente a inovar e não deixar que a coleção caia no vulgar», explica Marta Sousa ao Portugal Têxtil sobre as peças da Ümmer, que tem um leque variado de opções – em extensão, cor, silhueta e tipo de pelo.

Se inicialmente, o plano era lançar uma campanha por coleção, devido à «grande adesão do mercado», a marca soma já a terceira neste outono-inverno e uma quarta está já na calha.

Os pelos usados nos casacos da Ümmer são 100% nacionais e inteiramente sintéticos, até porque as duas fundadoras da marca consideram ser «amigas dos animais, acima de tudo», e de alta qualidade. «Zelamos também por escolher pelos macios, quentes e confortáveis», acrescenta Sofia Guimarães.

De momento, o público-alvo da marca são mulheres entre os 12 e os 75 anos. «A menina mais nova e senhora com mais idade a quem já vendemos», segundo as fundadoras, mas o grande foco são as jovens-adultas. «Apesar da qualidade e da perfeição nos acabamentos, assim como os produtos 100% nacionais», todas as peças da Ümmer têm um preço inferior a 100 euros. De momento os casacos podem ser encontrados apenas online, nas páginas da marca no Facebook e Instagram. Mas está já a ser agilizada a venda da marca num espaço físico a norte.

A marca já vende para países como Espanha, Suíça, Inglaterra, Alemanha e Holanda e, como o seu conceito está «apenas ligado ao frio», no verão não há planos para mudar de produto, mas antes começar a vender para outras localizações. Bloggers portuguesas e espanholas já se deixaram conquistar pelas peças da Ümmer e são as suas embaixadoras não-oficiais.

Para o ano está já agendada uma grande novidade, o lançamento da Ümmer Junior, uma linha para bebés e crianças, assim como portal de comércio eletrónico da marca, que deverá também ser uma realidade.

Depois da Ümmer Júnior, adiantam as fundadoras ao Portugal Têxtil, a ala masculina poderá ser a próxima fonte de inspiração para o trabalho de Maria Sousa e Sofia Guimarães.