Início Notícias Marcas

Perff Studio com um passo à frente do tradicional

A marca portuguesa de moda desportiva procura aliar a performance um estilo «inovador» e «sofisticado» com produtos amigos do ambiente que levam a Perff Studio a estar «um passo à frente do athleisure tradicional».

[©Perff Studio]

A marca, que conjuga roupa desportiva com moda nacional, nasceu em 2017 a partir da vontade de inovar da Pimba Importação e Exportação de Vestuário, uma empresa têxtil vimaranense que recorreu a Jorge Castro, cofundador da Perff Studio, para concretizar o projeto. «Sempre foi uma ambição do Jorge criar algo que tivesse significado e que pudesse deixar uma marca no mundo e nas pessoas. Por isso, após o convite que lhe foi endereçado pela Pimba, apercebeu-se que aquela seria a altura certa para dar esse salto», revela Helena Alves, responsável pela comunicação da marca. «Nos últimos anos, e devido à anterior experiência profissional, o Jorge teve a oportunidade de viajar com muita regularidade até às grandes capitais da moda.

Nessas viagens foi-se apercebendo de que havia uma oportunidade no mercado para a área do athleisure, algo que pudesse aliar a moda à performance», explica.

Criar um «design de topo» e produtos de alta qualidade foi a meta estabelecida pela Perff Studio logo desde início de forma a destacar os traços de cada pessoa, contribuindo também para o bem-estar e autoconfiança das mesmas, um dos lemas da marca que se adequa à vida ativa e urbana. «A Perff Studio pretende assumir-se como uma marca de “luxury activewear”, trazendo consigo a simbiose perfeita entre o conforto e performance da roupa desportiva e a classe e sofisticação da moda de alta costura. A promessa é simples: ser uma marca de referência em stylish activewear e functional fashion para a vida ativa e urbana» afirma ao Portugal Têxtil.

[©Perff Studio]
A marca distingue-se no mercado, aponta Helena Alves, pelo trinómio características técnicas, design moderno e qualidade dos materiais. «As nossas peças são pensadas e desenhadas para serem uma segunda pele, com controlo de temperatura, materiais respiráveis que secam rapidamente, que não enrugam, que esticam e se moldam ao corpo. Não há preocupações com borbotos, com odores, e para além disso são amigas do ambiente. Estas tecnologias, aliadas a um design minimalista, sofisticado, arrojado e intemporal tornam o nosso produto muito distinto no mercado», destaca a responsável pela área da comunicação da Perff Studio, cuja maior parte das peças é produzida com malhas de Econyl, compostas por materiais de pós-consumo como redes de pesca e plásticos industriais. «Os resíduos recolhidos do fundo do mar utilizados na produção deste tecido são requalificados, deixando de prejudicar os oceanos. Utilizamos também uma mistura de poliamidas com elastano e estamos também a introduzir cada vez mais fibras naturais na nossa coleção, como o algodão orgânico», garante.

Reformular prioridades

Além de estar presente em marketplaces como a La Redoute em França e a Zalando na Alemanha, a Perff Studio possui ainda uma loja física em Malta, uma pop-store num estúdio do Reino e também a própria plataforma de comércio eletrónico que, durante a pandemia, impulsionou as vendas da marca, que conta com uma quota de exportação de cerca de 95% e vendas digitais para todos os países da União Europeia, Emirados Árabes Unidos, Austrália e os EUA. «Curiosamente, tal como em muitos negócios online, a pandemia veio alavancar o nosso negócio. Sentimos que o confinamento fez com que as pessoas investissem mais nos nossos produtos e isso fez que com aumentássemos as nossas vendas e também a nossa comunidade online», admite Helena Alves.

[©Perff Studio]
O surto do novo coronavírus veio reorganizar as prioridades da marca que, deste modo, vai dar primazia ao digital, deixando as lojas físicas em segundo plano. «Se não estivéssemos a atravessar esta fase de pandemia, os próximos passos da marca seriam, certamente, a aposta em lojas físicas. No entanto, dada a conjuntura atual no sector do retalho, tivemos de alterar um pouco a nossa estratégia, dando enfoque à nossa presença digital e à abertura de novos mercados», adianta a responsável de comunicação. «Nesta ótica, iremos apostar ainda mais em parcerias com a influenciadores digitais de relevo, uma vez que acreditamos que esta é uma das formas mais interessantes de a marca se aproximar do seu público. Para além disso, iremos apostar na presença em marketplaces a nível europeu, com o intuito de introduzir a marca em novos mercados», conclui.