Início Notícias Marcas

Peryod veste causas sociais

A marca de moda foi criada em plena pandemia por quatro amigas unidas por uma causa: o feminismo. Mais do que vender vestuário ou acessórios, a Peryod pretende ser um manifesto a favor da inclusão e igualdade para as mulheres.

[©Peryod]

Mónica, Rita, Mafalda e Graça são amigas e tinham um desejo comum: criar uma marca de vestuário que fosse também um veículo de mensagens a favor da união e igualdade. Em março último colocaram mãos à obra e nasceu a Peryod. «O que mais diferencia a Peryod é a causa que ela transporta. A Peryod fala para todos aqueles que querem passar uma mensagem positiva de igualdade e respeito e que percebem que o feminismo é para todos, sem exceção!» explica Mafalda Vilela, cofundadora da marca.

A responsabilidade social da Peryod vai mais longe e propõe-se doar parte dos lucros anuais (um euro por cada peça vendida) a uma instituição que apoie mulheres e raparigas, sendo que cabe ao cliente escolher uma de três instituições selecionadas pela marca: Associação Vida Norte, Diaconía e Lar Jorbalán.

[©Peryod]
Bodies, t-shirts, sweats, máscaras e acessórios para o telemóvel são alguns dos produtos propostos pela Peryod. A marca inclusiva celebra a representatividade e, «por isso, temos tamanhos do XS ao XXL e estes estão representados em diferentes corpos com diferentes especificidades», salienta Mafalda Vilela.

Todas as peças de vestuário são produzidas em Portugal «com consciência ambiental, daí os nossos produtos serem em algodão orgânico e as técnicas de produção utilizadas serem amigas do ambiente», revela a cofundadora.

Cada um dos modelos conta a história de uma mulher considerada importante pela marca para uma sociedade mais livre e justa e que, por isso, merece ser homenageada. As peças da primeira coleção foram batizadas Amelia, Truth, Olympe e Betty em honra de Amelia Earhart, Sojourner Truth, Olympe de Gouges e Betty Robinson, respetivamente.

Os artigos custam entre 24,99 e 49,99 euros e estão à venda no website próprio e também nas plataformas comerciais Asos e Dott. A Peryod está atualmente a estudar a possibilidade de entrar em lojas físicas a curto prazo.