Início Notícias Tendências

Pistas para o outono-inverno 2022/2023

A tecnologia, a natureza e a sustentabilidade mantém-se na linha da frente das tendências que vão moldar a estação fria do próximo ano, segundo o gabinete de tendências WGSN, que aponta três novas direções.

[©Berluti]

Awestruck, Rerooted Nature e Supercharged Simplicity são as três direções traçadas pelo gabinete de tendências WGSN para a estação fria que tem início em 2022 e se prolonga por 2023, um ano que se assume desafiante para a indústria da moda num cenário pós-covid.

Awestruck

A tecnologia permitiu-nos encolher múltiplos mundos e identidades nos nossos ecrãs, mas terá também encolhido a nossa humanidade? Awestruck celebra a nossa recalibração face à tecnologia, que inspira um sentido de maravilhoso e calor humano e ciência que gera emoção.

A disrupção da pandemia acelerou a tecnologia tanto como uma necessidade como um escape, mas também ofereceu um vislumbre de que pode ser muito mais. Com os designers forçados a conceptualizar digitalmente, emergiu uma nova criatividade que transcende as limitações físicas e erodiu ainda mais as distinções entre o que é real e virtual, ancestral e futurista. É uma nova fronteira de fantasia, ciência e magia no metaverso.

Awestruck [©Kenzo]
Esta tendência traz mais expressões experimentais e extremas de identidade pessoal, usando uma estética ciborgue e um estilo surrealista, assim como dando um papel mais proeminente à tecnologia fácil de usar, desde robôs a assistentes de inteligência artificial para dispositivos mais macios e táteis que são pensados para compreenderem.

Cores ousadas, materiais opulentos e fluídos, superfícies e formas sedosas serão essenciais em todas as categorias de produto e metálicos luxosos e decorações opulentas irão alimentar um renovado desejo por vestuário mais elegante.

Quer seja dentro ou fora do ecrã, vai haver uma expectativa no outono-inverno 2022/2023 de designs e tecnologias que expandem os nossos horizontes, libertam a imaginação e aumentam, em vez de diminuírem, a nossa humanidade.

Rerooted Nature

Este conceito ilustra uma afirmação do que nos liga e uma análise de como nos pode guiar em tempos difíceis onde todos estamos a ser levados a novos caminhos.

A natureza tornou-se uma grande unificadora e curadora num período de dificuldades e esta tendência explora a nossa relação simbiótica com ela. Em Rerooted Nature há algo para proteger, através da utilização de processos sustentáveis e regenerativos, e algo para ser protegido, através de designs confortáveis e amigos do outdoor e produtos tipo casulo. É uma tendência para ir lá para fora e perscrutar livremente algo para incorporar nos nossos espaços e produtos. E ainda algo para informar os designs, através do uso prático de matérias-primas e ingredientes e algo para os inspirar, através de um foco romântico em motivos, têxteis e cores naturais.

Rerooted Nature [©Burberry]
Texturas terrosas, produção local e de baixo impacto, uma sabedoria ancestral e rituais vão inspirar novos desenvolvimentos nesta tendência, assim como a ciência e a tecnologia, com um foco em avanços biofílicos e até experiências imersivas que nos juntam e nos tornam próximos da natureza selvagem.

À medida que nos aventuramos em novos terrenos e a criar novas ligações nos próximos anos, a natureza, a história, o artesanal e a comunidade serão as raízes que nos renovam e nos sustêm, relançando-nos para o crescimento.

Supercharged Simplicity

Esta direção advoga o design democrático, com produtos inteligentes, duráveis e que melhoram a nossa vida, feitos para toda a gente. Conforto e qualidade andam de mãos dadas nesta tendência e os artigos principais tornam-se em novos clássicos desejáveis.

Com a casa a evoluir num centro para trabalho, bem-estar e tempo de lazer, os consumidores vão assumir uma abordagem mais cuidadosa e seletiva aos produtos com que se rodeiam. Tudo, da moda à alimentação, passando pela beleza e a decoração de interiores, será valorizado pela forma como se conjuga e acrescenta valor num estilo de vida mais fluido e conectado.

Supercharged Simplicty [©Thom Browne]
Produtos modulares, multifuncionais e feitos por encomenda irão oferecer a versatilidade, a adaptabilidade e a alegria e ingenuidade de truques de design que podem ser realizados em casa vão igualmente ser celebrados – tem tudo a ver com tornar mais inteligente em vez de ter mais, quer seja através de sistemas de design sofisticados ou simplesmente por dar uma nova utilidade a algo.

As cores e os materiais terão um propósito mais forte também, com os designers a usá-los para criar continuidade ao longo das estações e das coleções.

No seu âmago, esta tendência otimista tem tudo a ver com básicos bem desenhados que trazem personalidade e prazer ao dia a dia. Celebra o calor humano, o lado mais exótico e a segurança de designs que vão ser adorados a longo prazo e a leveza que vem com deixar ir e viver com menos.