Início Arquivo

Plataforma para o desenvolvimento da ITV europeia lançada em Bruxelas

A «European Technology Platform for the Future of Textiles and Clothing», anova plataforma tecnológica para o desenvolvimento da ITV europeia, foi lançada oficialmente no passado dia 16, em Bruxelas. O evento, organizado pela Euratex (European Apparel and Textile Organisation), juntou a ITV europeia, constituída por especialistas da indústria, investigadores e instituições oficiais.

A plataforma apresentada tem o objectivo de desenvolver planos e acções concretas para o aumento da competitividade da ITV europeia, baseado na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico e na inovação. O estabelecimento desta plataforma é uma resposta directa às recomendações doTextile-Clothing High Level Group,feitas em Junho 2004, inseridas nos objectivos centrais da agenda de Lisboa.

Os objectivos são dinamizar e coordenar a excelência da investigação na Europa, envolvendo a indústria, as universidades e as instituições políticas, desenvolver uma visão estratégica a longo prazo para o futuro da indústria e determinar umroadmapcorrespondente para um desenvolvimento estruturado, e melhorar significativamente o acesso aos recursos necessários e às condições gerais de pesquisa e inovação.

A plataforma tecnológica será construída com base em três eixos principais: promover a passagem desde as fibras, fios e tecidos para produtos baseados em alta-tecnologia, o estabelecimento e a expansão dos produtos têxteis como uma matéria-prima base a ser utilizada em diversos sectores industriais e novos campos de aplicação, e preparar o fim da era da produção em massa e promover um novo paradigma de customização, de personalização, de produção inteligente, da logística e da distribuição.

Durante o evento, os representantes-chave do sector, incluindo a indústria, a comunidade científica e a Comissão Europeia esboçaram os seus objectivos, expectativas e recomendações tendo em consideração as novas politicas de investigação e desenvolvimento estratégico para o sector da ITV.

A abertura esteve a cargo de William Larkin, director geral da Euratex, seguida de uma mensagem de boas-vindas por parte da Comissão Europeia, representada pelo comissário europeu para o desenvolvimento, Janez Potocnik e pelo director-geral das empresas e industria, Pedro Ortun. O primeiro painel terminou com uma comunicação de apresentação da plataforma, por parte de Filiep Libeert, presidente da Euratex. O evento prosseguiu com dois painéis: o primeiro sob o tema «Industry Keynotes – Introducing 3 Thematic Pillars & Innovation Group», com a participação de representantes de empresas como a CIRFS, Ten Cate, Shirtsdotnet.com e Falke, e o segundo sob o tema «Presentations of Scientific Community», com a participação da Textranet (European Network of Textile Research Centres), através de Robert Biguet, e da Autex (European Network of Universities for Textiles), através de Roger Wardman. No final, foi aberto um espaço de debate e de conclusões, sendo estas apresentadas por Lutz Walter, responsável pelo departamento de Investigação & Desenvolvimento da Euratex.

O JT fará, em próximo artigo, uma análise detalhada do fórum e de todas as intervenções.