Uma ótima visibilidade da gestão do tecido e dos processos de desenvolvimento de coleção e a capacidade de guiar as empresas para tomarem as decisões certas antes da produção foram algumas das áreas em que o PLM da Lectra registou uma classificação em linha ou acima da média, com a plataforma de gestão de ciclo de vida do produto a ter atingido a pontuação mais alta alguma vez atribuída pela WhichPLM até ao momento.
«Com a criação de ferramentas que apoiam o negócio real da moda, e a extensão da pegada da solução, estamos a alargar a nossa recomendação da Lectra para estar na lista de qualquer marca de moda e vestuário, retalhista ou produtor – de qualquer tamanho e área geográfica», destacou Mark Harrop, CEO e fundador da WhichPLM.
A WhichPLM faz uma avaliação em comparação com a média da indústria (uma classificação composta por 10 características das soluções modernas de PLM) em relação às funções principais do ciclo de vida do produto que um potencial cliente de PLM deve procurar. O estudo também avalia as capacidades do vendedor, o conhecimento da indústria, conhecimento do cliente, serviços e instalações de apoio. Para a WhichPLM, a tecnologia da Lectra «está entre as melhores que a indústria tem para oferecer, o seu roadmap é claro e a sua plataforma alargada de moda revela uma visão persuasiva».
Uma das mais significativas adições à solução da Lectra, explica a WhichPLM, é o módulo “Material Forecast”. «É a primeira vez que a WhichPLM viu inteligência científica de materiais a tornar-se compreensível e útil para utilizadores não-técnicos de PLM», refere a revista. Com o custo das matérias-primas a ser uma preocupação cada vez maior para a indústria, sobretudo tendo em conta que 60% a 75% do custo do produto tem a ver diretamente com os materiais, o módulo da Lectra dá uma visibilidade real ao consumo preciso de materiais logo na fase inicial do desenvolvimento do produto.
Outras áreas funcionais em que o PLM da Lectra foi atualizado que permitiram uma melhor classificação com comparação com a versão anterior incluem o design criativo (CAM), a integração de cor, o desenvolvimento de materiais, a gestão de amostras, a gestão de fornecedores, as auditorias, sustentabilidade, auditorias de qualidade, colaboração e integração, aplicações móveis, interface para o utilizador e painéis de ferramentas.
A avaliação da WhichPLM de que a «integração da Lectra do Illustrator continua a ser uma das melhores que o mercado tem para oferecer» reflete, segundo o comunicado publicado pela multinacional de origem francesa, a extensão da abrangência do PLM ao longo do ciclo de vida do produto, e laços mais profundos entre o Lectra Fashion PLM e aplicações de terceiros, como o Adobe Illustrator, assim como as próprias soluções informáticas da Lectra.
«Este estudo comparativo feito por reputados especialistas em PLM, a WhichPLM, demonstra claramente o valor real do Lectra Fashion PLM. A nossa solução traz mais pessoas para o PLM e coloca os nossos clientes firmemente no centro da nossa abordagem para tornar as funcionalidades principais, e alargadas, tão úteis e intuitivas quanto possível», considera Céline Choussy Bedouet, diretora de marketing e comunicação da Lectra, em comunicado.
O PLM da Lectra está a ser atualmente lançado em Portugal, como revelou Rodrigo Siza, diretor-geral da Lectra Portugal, em entrevista ao Jornal Têxtil, publicada na edição de dezembro de 2016 (Ano de vitórias). «É uma estrada que estamos a começar a percorrer», indicou.