Início Notícias Tecnologia

PLM da Lectra elogiado

Na avaliação anual de soluções PLM no mercado da WhichPLM, a solução Lectra Fashion PLM 4.0 recebeu uma pontuação acima da média e destacou-se pela sua modularidade, capacidade de configuração e por ser capaz de dar aos utilizadores uma experiência «excecional».

Segundo o estudo realizado pela WhichPLM, o PLM por subscrição «está para ficar» e a solução Fashion PLM 4.0 da Lectra, que arrecadou 3,75 estrelas em cinco possíveis, «tem um preço adequado, com todas as funcionalidades, tem uma excecional experiência de utilização, que é consistente em todos os módulos, e é vendida e suportada por uma empresa que compreende pormenorizadamente o futuro da indústria».

Disponível em três configurações de entrada desenvolvidas para processos específicos da indústria da moda (Design to Source, Develop to Source e Develop to Manufacture), a Lectra Fashion PLM 4.0 obteve pontuações superiores à média da indústria em mais dez áreas, incluindo integração com Adobe Illustrator, ferramentas de design 3D, gestão da estrutura de produtos, bibliotecas, custos com rentabilidades de materiais avançadas e interface de utilizador gráfico. Em termos de configurabilidade, a Lectra foi valorizada pelo desenvolvimento das Lectra Easy Tools, que permitem aos implementadores e aos utilizadores a gestão de blocos de dados padrão, a adição de novos, exportar configurações e outras características que tornam o processo de integração mais rápido e fácil.

Daniel Harari

A WhichPLM elogia igualmente a multinacional de origem francesa, que em Portugal apresentou recentemente a solução Lectra Connected Development (ver Lectra demonstra Connected Development), pelo investimento em I&D para melhorar a experiência do utilizador. «Para sermos absolutamente claros, consideramos esta como a melhor forma possível de abordar o design UX e UI moderno», afirma Mark Harrop, CEO e fundador da WhichPLM. Numa entrevista publicada com o relatório, Daniel Harari, CEO da Lectra, revela que «para o período 2017-2019, decidimos investir 10% do nosso volume de negócios e aumentar drasticamente o número de pessoas que estão a trabalhar no desenvolvimento das nossas ofertas futuras. Acrescentamos também novos perfis, como especialistas na “cloud” e cientistas de dados».

A plataforma foi ainda avaliada como sendo uma solução fundamental que liga os processos, sistemas e cadeias de fornecimento. Recorrendo a ensinamentos da aprendizagem automática, a solução equipa os utilizadores com ferramentas que lhe permitem trabalhar de forma mais eficiente e acelerar o processo de desenvolvimento do produto. A interface do utilizador da Fashion Lectra PLM 4.0 tornou-se mais acessível e intuitiva, graças à incorporação do feedback dos clientes. «Estas alterações incluem uma página inicial que se adapta automaticamente ao comportamento do utilizador, funcionalidade de pesquisa consistente, integrações claras entre módulos e soluções, novo estilo das páginas de visão geral e de detalhes do produto e uma nova função “adicionar ao carrinho” que possibilita que os utilizadores organizem as suas cargas de trabalho», aponta o estudo.

«A Lectra Fashion PLM 4.0 representa, na opinião da WhichPLM, o culminar de uma viagem de várias décadas para ligar as marcas e os retalhistas com as suas cadeias de fornecimento e para construir um conjunto abrangente e integral de soluções integradas que podem ser adaptadas e configuradas para praticamente todos os modelos de negócio», resume Mark Harrop.

«Temos muito orgulho da nossa classificação, pois este estudo foi realizado por especialistas reputados com mais de 30 anos de experiência em PDM & PLM da moda. Ao estarmos orientados para a experiência de utilizador, passámos o poder aos nossos clientes, que foram a força motriz por trás destes melhoramentos. Como resultado, conseguimos desenvolver um produto que se adequa perfeitamente às suas necessidades de negócio numa base individual. A nossa classificação significa que iremos continuar a trabalhar nessa direção», afirma, em comunicado, Céline Choussy Bedouet, diretora de marketing e comunicações da Lectra.