Início Destaques

Porto no epicentro da moda

Rodeada por um forte tecido industrial que se estende de São João da Madeira a Felgueiras, passando por Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Guimarães, a cidade do Porto pode reunir as condições para se afirmar como cidade da moda, segundo um estudo do CENIT que será apresentado na terça-feira, 29 de maio.

O diagnóstico da situação atual da indústria da moda no norte do país e as conclusões do estudo realizado pela consultora Sigma Team serão apresentados na conferência “Fileiras da Moda no Porto e Norte de Portugal: Presente e Futuro”, que se realiza no próximo dia 29 de maio, nas instalações do CENIT, na avenida da Boavista, nº3523, 7º andar, Porto.

«O estudo faz um ponto de situação das fileiras da moda no país e, especialmente, na região Norte, e levanta um conjunto de desafios que a cidade do Porto terá de responder para se afirmar no ecossistema da moda não só em Portugal mas no mundo», resume Manuel Lopes Teixeira, presidente do CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, que comissionou o estudo à Sigma Team.

O tema, afirma Manuel Lopes Teixeira, «interessa a todos os envolvidos com os sectores da moda, mas também ao poder local, que define as políticas».

Por consequência, foram convidados para o debate pessoas de todas estas áreas. No primeiro painel, intervirão as associações empresariais sectoriais, nomeadamente a Apiccaps (calçado), a AORP (ourivesaria) e a ANIVEC (vestuário).

Já no segundo painel, a palavra será dada ao designer Luís Buchinho, Joana Campos Silva da Porto Fashion Makers, Filipe Prata da Daily Day e Guilherme Oliveira da The Feeting Room.

O último painel antes do debate e do encerramento pelo presidente da ANIVEC, César Araújo, será dedicado ao poder autárquico, com a intervenção de Ricardo Valente, vereador da Câmara Municipal do Porto, Augusto Lima, vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e Sérgio Gonçalves, vereador-adjunto da Câmara Municipal de Guimarães.

A participação na conferência é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia aqui.

 

Programa

14h10 – Receção

14h30 – Abertura

Presidente da CCDRN – Fernando Freire de Sousa

Presidente do CENIT – Manuel Lopes Teixeira

14h30 – Apresentação do estudo “Fileiras da moda no Porto e Norte de Portugal”

Mário Rui Silva e Hermano Rodrigues (Sigma Team Consulting)

15h25 – Painel I: Fileiras da moda na perspetiva das associações empresariais sectoriais

Apiccaps – João Maia (diretor-geral)

AORP – Fátima Santos (diretora-geral)

ANIVEC – Luís Hall Figueiredo (vice-presidente)

16h05 – Painel II: Moda nas cidades

Luís Buchinho (designer)

Joana Campos Silva (Porto Fashion Makers)

Filipe Prata (empresário Daily Day)

Guilherme Oliveira (empresário The Feeting Room)

16h45 – Painel III: Fileiras da moda nos territórios

Ricardo Valente (vereador da Câmara Municipal do Porto)

Augusto Lima (vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão)

Sérgio Gonçalves (vereador-adjunto da Câmara Municipal de Guimarães)

17h30 – Debate

17h45 – Encerramento

Presidente da ANIVEC, César Araújo