A pouco mais de uma de abrir as portas, a Première Vision Paris – que se realiza de 5 a 7 de julho – contabiliza 1.132 expositores na edição física, a que se somam mais 58 apenas na versão digital, divididos pelas áreas de fios, tecidos, peles, design, acessórios e confeção.
Itália, com 326 expositores, é, claramente, o país mais representado, seguido da Turquia (212 expositores) e França (154 expositores). Portugal surge na quarta posição deste ranking, com 63 expositores, incluindo o regresso da Polopiqué depois de um interregno de alguns anos e a estreia da CFM e da Spring Fashion & Design, o que supera os números da edição de fevereiro. A quinta posição é ocupada pela China (57 expositores), a que se segue Espanha (50), Coreia do Sul (45), Índia (30), Reino Unido (30) e Japão (27).
Esta edição estreia o novo calendário da Première Vision Paris, já anunciado no início de 2020, que antecipa o segundo evento do ano para julho. «Estamos entusiasmados, primeiro e antes de mais, porque esta edição é a primeira no nosso novo calendário, que inicialmente estava planeado para 2020, mas foi adiado devido à situação de saúde. A mudança de datas é sempre um desafio para um evento internacional como o nosso. Mas é uma escolha bem ponderada para a qual nos preparamos e, acima de tudo, corresponde às expectativas dos nossos expositores e visitantes», afirma Gilles Lasbordes, diretor-geral da Première Vision.
Foco na informação
No espaço da feira, que ocupará os halls 4,5 e 6 do centro de exposições de Paris Nord-Villepinte, haverá, por exemplo, um percurso de visita dedicado às empresas com certificações ambientais, com foco no espaço Smart Creation, uma área vocacionada para a inovação com preocupações ecológicas e que, nesta edição, e de acordo com o website da Première Vision, contará com as portuguesas Cortadoria Leather e RDD.
Haverá também um novo fórum, dedicado à oferta criativa e responsável, batizado Eco-Innovation, pensado para guiar os visitantes e promover os produtos e desenvolvimentos sustentáveis dos expositores, e um seminário dedicado às tendências e inovações ecológicas em tecidos, peles e acessórios, denominado Eco-Innovation Trend Tasting.
Os visitantes poderão ainda assistir a diversas conferências dedicadas ao tema da sustentabilidade, incluindo a apresentação do estudo de 2022 do Institut Français de la Mode em colaboração com a Première Vision (5 de julho, às 16h locais) que este ano é dedicado aos novos critérios de compras dos consumidores europeus (França, Itália, Alemanha e Reino Unido) e americanos (EUA) em termos de moda eco-responsável.
Para além do Digital Show, que se prolonga de 4 a 8 de julho, a Première Vision vai ainda lançar na primeira semana de setembro, nos dias 7 e 8, o The Fashion Rendez-Vous, um salão que terá lugar no Carreau du Temple, no centro de Paris, «pensado para complementar a edição de julho da Première Vision Paris, para ajudar as marcas e compradores a finalizarem as suas coleções de outono-inverno», onde deverão estar cerca de 200 expositores de todas as áreas.