Esta edição da Momad Metrópolis ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, com a organização a anunciar a presença de cerca de 900 marcas internacionais, que vão revelar as coleções para o outono-inverno 2017/2018, assim como as atualizações e reposições para a primavera-verão 2017.
Portugal está bem representado, com a organização do certame – a cargo da Ifema – a dar conta da presença de 36 expositores com as cores nacionais. Destes, 19 são apoiados pela Associação Selectiva Moda (ASM).
A Collove, marca da Custoitex, é uma dessas marcas e está em Madrid pela primeira vez com uma coleção composta por collants, mini-meias e soquetes com fantasias discretas e peças seamless, de interior e exterior, com brilhos e rendas. «Espanha é um mercado natural de crescimento para a indústria portuguesa», afirma, em comunicado enviado pela ASM, Pedro Pinto, diretor comercial da Custoitex. «Escolhemos esta feira porque é o evento com mais relevância para o mercado da moda. Esperamos encontrar agentes comerciais», indica.
Também a Loco Luxo faz hoje a sua estreia na Momad Metrópolis, onde está a apresentar uma coleção concentrada em casacos de homem e senhora que incluem a utilização de tecidos técnicos. «Embora a nossa marca esteja já presente nas principais cidades de Espanha, continuamos à procura de a colocar no maior número de lojas multimarca possível, daí termos neste momento 8 representantes/comerciais espanhóis que cobrem praticamente todo o território», explica Manuel Reis, responsável da marca, em comunicado.
Entre as regressadas, a especialista em denim Missimini antecipa a continuação dos bons resultados que tem obtido com a Momad Metrópolis. «Temos tido visitas de eventuais clientes e vendas muito superiores às expectativas. Este é um mercado com potencial e de proximidade, onde a Missimini pretende obter vendas significativas no futuro – neste momento Espanha já representa mais de 10% do nosso valor de negócio e o nosso objetivo é ultrapassar os 30%», revela no comunicado Marcos Coelho, diretor comercial da empresa.
A presença nacional estará ainda reforçada, segundo a organização da Momad Metrópolis, por uma mostra conjunta de marcas portuguesas de denim sob a chancela do projeto Fashion From Portugal, promovido pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
As novidades, de resto, abundam, com a feira, que decorre até ao dia 5 de fevereiro, a avançar com o conceito Momad Catwalk, que integra desfiles dedicados a diferentes segmentos de moda. Do programa paralelo, consta ainda o Foro Momad, com várias conferências, e a apresentação dos resultados do estudo sobre a evolução do canal multimarca, organizado em parceria pela Modaes.es e a Acotex (Associação Empresarial de Comércio Têxtil e Acessórios), no denominado Momad Fashion Lab (ver Momad mais “verde”).