Início Notícias Mercados

Portugal exporta talento para Frankfurt

O barro negro de Bisalhães da Bisarro e o granito de Monção da O João e a Maria conquistaram um lugar no Talents, a plataforma destinada aos jovens designers no início da carreira promovida pela Ambiente, feira que regressa a Frankfurt entre 10 e 14 de fevereiro de 2017.

Com os olhos postos no futuro, a próxima edição da Ambiente volta a dar destaque aos novos negócios e aos talentos emergentes na área da decoração. De Portugal foram selecionados dois projetos que modernizam e valorizam a matéria-prima nacional – o barro negro de Bisalhães (Vila Real), pela mão da dupla Daniel Pera e Renato Rio Costa, que decide os destinos da Bisarro, e o granito de Monção, trabalhado por João Valente e Maria Pita Guerreiro, que encabeçam o estúdio O João e a Maria.

Na Ambiente, feira organizada pela Messe Frankfurt, a dupla da Bisarro vai apresentar oficialmente a sua primeira coleção. «Esta é, sem dúvida, a melhor montra que poderíamos ter para apresentar fisicamente o nosso produto ao público», afirma Daniel Pera ao Portugal Têxtil. Os dois designers vão levar para Frankfurt peças maioritariamente focadas no segmento doméstico utilitário, como o serviço de chá, serviço de café, jarros e panela de forno, entre outras. «Nesta primeira edição apostámos também em algumas peças vocacionadas para o segmento hoteleiro, tal como peças de servir à mesa, taças aperitivos e multiusos. Iremos ter também algumas peças decorativas, embora para já não seja o nosso foco», revela Renato Rio Costa.

Com expectativas elevadas por conhecerem bem a feira, considerando um background ligado à cerâmica, Renato Rio Costa e Daniel Pera têm a noção do impacto e da visibilidade que a Ambiente pode dar à Bisarro. «Com a nossa participação na Ambiente esperamos essencialmente dar visibilidade à Bisarro e ao nosso produto, dar a conhecer o projeto e a região norte de Portugal», resume Daniel Pera.

Por seu lado, a dupla da O João e a Maria conquistou o júri do Talents com peças para cozinha e mesa, nomeadamente o “Stone Age Bases”, que tem na sua génese o granito de Monção, uma pedra atualmente pouco valorizada e considerada obsoleta. «Vamos apresentar os nossos produtos na secção de dinning, com quatro coleções de utensílios», explica João Valente ao Portugal Têxtil.

A par da coleção “Stone Age Bases”– um conjunto de tábuas e bases para quentes –, a dupla vai ainda levar na bagagem a coleção de tábuas “Copy Paste” – que brinca com a relação entre a folha de papel e a folha de madeira – e as duas coleções de taças e pratos “HalfWhite” e “HalfOxid”, que exploram as diversas possibilidades de texturas e cores na cerâmica.

As expectativas para a participação no Talents são «boas», admite João Valente. «Somos um estúdio de design recente e estamos muito interessados em explorar o mercado do norte e centro da Europa.  Esperamos que a participação nos traga bons contactos com distribuidores, lojas e profissionais da área», antevê.

Os projetos selecionados para o Talents ficam em exposição durante a Ambiente 2017, num stand oferecido pela Messe Frankfurt.

A Ambiente, maior feira internacional de artigos para a casa e decoração de interiores, acolhe mais de 4.300 expositores, 77% dos quais estrangeiros. Anualmente, cerca de 80 empresas portuguesas marcam presença na feira.