Início Notícias Moda

Portugal Fashion divide para reinar

Para evitar adiar a edição desta estação, que era já completamente digital, o Portugal Fashion decidiu separar a mostra das novas coleções dos designers em duas partes. Um primeiro momento ocorre de 18 a 20 de março, com os vídeos já produzidos. O segundo não tem ainda data marcada.

[©Portugal Fashion]

A primeira parte da “The Sofa Edition”, como já tinha sido batizada, contemplará os vídeos já gravados e editados, onde se incluem as coleções do roteiro internacional do Portugal Fashion, mas também «material digital de pequenas produções, feitas pelos próprios designers, que estava já alinhado para a emissão do Portugal Fashion», refere em comunicado a organização, a cargo da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O alinhamento começa com a Bloomer Maria Carlos Baptista, que esteve recentemente em Paris, às 20 horas do dia 18 de março, prosseguindo com Estelita Mendonça e Katty Xiomara.

No dia seguinte, a partir das 20 horas, é a vez de Inês Torcato, Maria Gambina e Miguel Vieira, ficando para 20 de março as apresentações da Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura.

«Para o “Take 2” voltamos ao Porto, em data a anunciar, para gravarmos os restantes conteúdos que fazem parte do plano macro de gravações que ocorre na Alfândega», anuncia a organização do Portugal Fashion, que evita assim um adiamento forçado pelas autoridades de saúde na situação atual de confinamento, como aconteceu com a ModaLisboa.

Da segunda parte fazem parte as apresentações do Bloom, incluindo designers em nome individual e apresentações das escolas Cenatex, Escola de Moda do Porto, ESAD, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Modatex Lisboa, assim como dos vencedores do concurso Bloom, que em outubro do ano passado consagrou Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado.

[©Portugal Fashion]
Em nome individual, salienta-se o regresso de Diogo Miranda, num calendário sem datas que junta ainda a dupla Alves/Gonçalves, Hugo Costa, Luís Onofre, Marques’Almeida e Susana Bettencourt, as marcas de autor Pé de Chumbo e Sophia Kah, a marca da indústria Concreto, uma mostra dos uniformes da Seleção Nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio e um momento batizado Welcome to Porto, com Davii e Nuno Miguel Ramos.

«Não adiamos. Antes, dividimos. Como se existíssemos feitos de água. Ou de zeros e uns. Sabemos que um mais zero iguala a um. E o mais interessante é que um mais um é igual a dois. O dois: de duas partes iguais. As mesmas duas partes em que resolvemos dividir o Portugal Fashion», justifica o Portugal Fashion, adiantando que «estamos felizes! Porque a moda não pode parar».

The Sofa Edition por Hugo van der Ding

A emissão, tanto do “Take 1” como do “Take 2”, poderá ser acompanhada no site do Portugal Fashion e nas suas redes sociais, onde o evento tem sido promovido com a imagem criada por Hugo van der Ding, cartoonista, radialista, autor e, sobretudo, alguém «que foge à normatividade do resto da sociedade», como afirma o próprio.

[©Portugal Fashion]
No cartaz estão duas pessoas e uma girafa. «José e Mariana, um casal que, como a maior parte de nós, está fechado em casa com a tendência natural para abandalhar. O jantar passou a ser pizza todos os dias, estão há três meses com o mesmo fato de treino e até já voltaram a ter sexo um com o outro sem a presença de uma terceira ou quarta pessoa. Efeitos tristes da pandemia. Felizmente, são visitados pela Girafa Féshion, uma espécie de grila falante, aquele amigo do Pinóquio (aquele boneco de madeira de que se conta uma anedota muito ordinária com a Branca de Neve), que os vai tirar dessa modorra. A ideia desta edição do Portugal Fashion, a Sofa Edition, é precisamente escutarmos a nossa Girafa interior», explica Hugo van der Ding no comunicado do Portugal Fashion.

A ideia, justifica a organização, é «romper com o que tínhamos feito até aqui. Quisemos arriscar, dar aquele passo extra que considerámos importante e relevante».