Em parceria com diferentes câmaras municipais, o Portugal Fashion pretende lançar «um movimento de “Positive Fashion”, onde a moda é entendida não como o culto do efémero, mas sim como um fenómeno económico, cultural e social capaz de criar laços identitários, sentimentos de pertença, heranças intergeracionais e participação comunitária», refere um comunicado.
«O sector da moda está em constante evolução e há uma preocupação crescente com o futuro do planeta aliado às questões ambientais e sociais, sendo por isso importante para o Portugal Fashion promover, cada vez mais, um futuro global, que tem a sua sustentabilidade na valorização da essência local», afirma Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion. «Pretende-se também dar a conhecer a qualidade da produção nacional através da articulação dos players sectoriais e designers, com as marcas e agentes locais, de forma a garantir envolvimento e impacto, mas sem nunca descurar o prestígio e posicionamento da marca Portugal Fashion», acrescenta.
Em cada localidade, as Portugal Fashion Sessions assumirão missões diferentes. Na primeira paragem, em Vila Nova de Famalicão, a ideia será promover o conceito de Cidade Têxtil e toda a dinâmica de produção, com enfoque na inovação e na sustentabilidade.
Foco no ecodesign
O Concurso de Ecodesign Bloom Portugal Fashion by Famalicão Cidade Têxtil, estará, por isso, direcionado para jovens designers que terão de transmitir esses valores com as suas propostas.
Os interessados no concurso vão receber um dossier completo com fichas técnicas, fotos e vídeos de todos os materiais disponíveis, para mais tarde apresentarem na candidatura uma proposta criativa e uma proposta funcional para a primavera-verão 2022, com integração das matérias primas escolhidas. Um júri irá então selecionar cinco designers, que irão produzir dois coordenados para serem apresentados num desfile público a 10 de julho, em Vila Nova de Famalicão.
O vencedor terá a oportunidade de apresentar 10 coordenados na próxima edição do Bloom, a iniciativa dedicada aos novos talentos do Portugal Fashion, em outubro, e receberá um apoio financeiro de 1.500 euros para financiar a concretização da coleção.
Os participantes no Concurso de Ecodesign Bloom Portugal Fashion by Famalicão Cidade Têxtil devem ser residentes em Portugal e ter entre 18 e 35 anos. A data limite de participação é até 15 de junho, mas até lá os interessados devem manifestar o seu interesse no site do Portugal Fashion para formalizar o pedido de acesso aos materiais sustentáveis disponíveis.
O programa da iniciativa em Vila Nova de Famalicão inclui ainda palestras internacionais focadas na sustentabilidade, showcases e um Brand Up Market, que decorrerão nos dias 9 e 10 de julho.
As Portugal Fashion Sessions deverão depois percorrer outros munícios e até sair de Portugal, estando já a ser preparada uma edição em Madrid.