Início Notícias Moda

Portugal Fashion regressa em edição híbrida

Depois da edição de março ter sido suspensa em resultado das medidas de contenção adotadas para responder à pandemia, o Portugal Fashion está de volta num formato híbrido com data marcada de 15 a 17 de outubro.

[©Portugal Fashion]

A Alfândega do Porto volta a receber o Portugal Fashion, onde serão apresentadas as coleções de criadores, marcas e jovens designers para a primavera-verão 2021. A 47ª edição avança num modelo híbrido, que compreende o físico e o digital, com o objetivo de garantir a segurança do evento e atingir o máximo de público possível.

Deste modo, o Portugal Fashion vai privilegiar os desfiles ao ar livre, respeitando as normas de distanciamento social, que serão complementados pela vertente digital através de vídeos, live streaming, performances e outros meios. As coleções dos criadores serão apresentadas nestes dois modeloformatoss, à semelhança do que acontece com os desfiles internacionais do Portugal Fashion nas semanas de moda de Londres e Milão, que contam com a presença de Marques’Almeida, Alexandra Moura, David Catalán e Miguel Vieira.

«A crise sanitária motiva uma reinvenção profunda do evento, consubstanciada em novos modelos de organização dos desfiles, novas formas de comunicação das criações e novos modos de interação com o público», explica Mónica Neto, diretora do Portugal Fashion.

As novas tecnologias contribuem para as medidas que a organização do Portugal Fashion definiu para proteger com segurança a saúde de todos os participantes do evento. Exemplo disso é a criação da Portugal Fashion TV Digital, uma plataforma online que vai assegurar a transmissão dos desfiles em live streaming e que, para além disso, incluirá entrevistas e reportagens com uma diversificada programação de moda.

[©Portugal Fashion]
Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Hugo Costa, Luís Onofre, Maria Gambina, Marques’Almeida, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Sophia Kah e outros nomes conhecidos da moda portuguesa vão integrar o programa do evento para revelar as tendências para a próxima estação quente. Durante os três dias, garante a organização, «a criatividade e sofisticação da moda portuguesa não serão ensombradas pela crise sanitária». A marca de menswear Ernest W. Baker, liderada pelos jovens designers Reid Baker e Inês Amorim, será uma estreia no programa do Portugal Fashion, embora tenha já integrado o calendário oficial da Semana de Moda de Paris e esteja à venda em Itália, Canadá, Japão, Hong Kong, China e Coreia do Sul.

Alavancar a indústria da moda

De igual modo, a 47.ª edição celebra os 25 anos do Portugal Fashion. «Para lá das alterações impostas pelo Covid-19, o Portugal Fashion vai ser necessariamente diferente em função do momento difícil que a moda portuguesa atravessa, à semelhança de muitas outras atividades económicas e culturais. O impacto socioeconómico da pandemia está a penalizar fortemente a fileira moda e, por isso, o Portugal Fashion tem o dever acrescido de apoiar e dar esperança a criadores e marcas. Hoje, talvez como nunca nestes 25 anos de Portugal Fashion, é nossa obrigação proteger o talento nacional», afirma Mónica Neto. «E não me parece que haja melhor maneira do que esta de assinalar o nosso 25.º aniversário», sublinha.

Para amortecer os efeitos da crise na fileira de moda, o Portugal Fashion estabeleceu algumas parcerias estratégicas para apoiar não só os designers, mas também toda a indústria produtiva associada à moda, com vista a alavancar as exportações e a componente B2B. «Há pouco tempo foram firmadas parcerias com as plataformas de e-commerce Dott e Springkode, visando dinamizar o comércio online de criações de marcas e designers portugueses», aponta a organização em comunicado.

[©Portugal Fashion]
A Portugal Fashion Digital Dott funciona como uma montra comercial a partir da qual se pode comercializar moda de autor com entregas para todo o país e devoluções gratuitas. Já no caso da Springkode, o objetivo é promover a sustentabilidade da moda com o primeiro projeto conjunto – a “Visão”, uma coleção 100% europeia, rastreável e transparente desenhada pela designer Katty Xiomara.