Início Notícias Moda

Portugal Fashion sai do sofá

A 49.ª edição do Portugal Fashion arranca hoje e em formato presencial. Até sábado estão previstos 35 desfiles e apresentações para a primavera/verão 2022 de quase 50 marcas e criadores da moda.

[©Portugal Fashion]

O Portugal Fashion sai hoje do sofá com talks sobre a moda em Portugal e África. Segue-se pelas 20 horas, no Edifício da Alfandega do Porto, os desfiles de oito marcas de autor de moda africana, que resulta de uma parceria entre a ANJE, através do Portugal Fashion, e o Afreximbank, com o objetivo de «promover a indústria têxtil e o vestuário africanos em Portugal», pode ler-se no comunicado.

Ao vivo e a cores, esta é uma edição marcada pelo regresso ao formato presencial, intitulada “O Que É Isso Que Tens Vestido?” (ou “What’s That You Are Wearing?”). «Este regresso do público é uma grande notícia. A passerelle precisa do entusiasmo, da vibração, da emotividade das pessoas. Contudo, as tecnologias digitais são um recurso extremamente útil para a promoção e comercialização da moda, indo ao encontro dos novos hábitos dos consumidores», afirma Mónica Neto, que revela ainda que o Portugal Fashion voltará a ter emissão online, «podendo ser visto em todas as partes do mundo».

Programa de desfiles

Amanhã, será dia de Bloom Upload, a plataforma do Portugal Fashion que apoia os jovens criadores, onde se apresenta, a partir das 18 horas, a Huarte, Rita Ibs e Ahcor. Vão ainda desfilar os vencedores do concurso Bloom PWD By Sonae, Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado, e também vai haver espaço para ver as propostas do vencedor do concurso Eco Design by Famalicão Cidade Têxtil, Vítor Dias.

[©Portugal Fashion]
Os cabeça-de-cartaz de quinta-feira, dia 14 de outubro, são a dupla Marques’Almeida (20h00) e Segurança Rodoviária x Katty Xiomara (18h30). O dia vai ser também preenchido com os desfiles de Ernest W. Baker (17h30), Unflower (16h30), marca que transita do Bloom para a passerelle principal, Inês Torcato (13h30) e Nuno Miguel Ramos (14h30), entre outros.

Na sexta-feira, o Portugal Fashion terá início às 10h30 com o desfile do designer Diogo Miranda, seguindo-se Miguel Vieira (12h00), Susana Bettencourt (14h40), Estilita Mendonça (15h30), Sophia Kah (16h30), Maison D’Afie pwd by Canex (17h30), David Catalan (18h30), Pé de Chumbo (19h30), Luís Onofre (21h00) e, por último, Rich Mnisi pwd by Canex (22h00).

Caberá à dupla Alves/Gonçalves o encerramento da 49.ª edição Portugal Fashion no sábado, dia 16, pelas 22h00. Esta última jornada será ainda preenchida com os criadores nacionais Maria Gambina (11:00), Katty Xiomara Presentation (12:00), Hugo Costa (18:30), Alexandra Moura (19:30), Carolina Sobral (15:00), (Re)Veste (14:00) e DavII (17:30).

O calçado português subirá ainda à passerelle neste último dia do certame de moda com coleções de várias marcas, designadamente da Nobrand, Fly London, Ambitious e Rufel, entre outras.

O centro nevrálgico do evento Portugal Fashion é, uma vez mais, a Alfândega do Porto, embora estejam previstos desfiles off location, em locais emblemáticos da cidade ou com especial ambiência estética, como o Matadouro, na Campanhã, ou os jardins no Palácio de Cristal.

É também na Alfândega do Porto que tem lugar o BrandUp – showroom e urbanmarket do Portugal Fashion, onde estão previstos cerca de 90 expositores com artigos de vestuário, calçado, acessórios e lifestyle.