Início Notícias Retalho

Portugueses caçam promoções

63% dos consumidores planeiam aderir às promoções da Black Friday e 47% da Cyber Monday. Estes são as principais conclusões de um novo estudo da Adsmovil, que revela ainda que grande parte dos portugueses prevê usufruir das campanhas promocionais através do canal online em detrimento da loja física.

[©Pexels/Gustavo Fring]

«Eletrónica (30%), vestuário (30%), artigos para o lar (22%) e livros (19%) são os principais produtos que os portugueses pretendem comprar nestes dias, sendo que 41% preferem encomendar online e receber em casa as compras e só 32% pretendem ir às lojas físicas», indica a empresa em comunicado.

O smartphone começa a ser o dispositivo preferido dos portugueses para compras digitais. 61% indicam que apenas adquirem online no telemóvel e 40% usam o smartphone, pelo menos, uma vez por semana para comprar.

No que diz respeito à publicidade digital, 45% dos inquiridos referem que compram um produto após ver um anúncio e 34% confirmam que foi através da publicidade digital que descobriram boas oportunidades de compra em edições anteriores da Black Friday e da Cyber Monday, que este ano têm lugar a 25 e 28 de novembro, respetivamente.

51% dos portugueses assumem que os anúncios podem ter influência na decisão de compra durante estas datas enquanto 29% sublinham que os anúncios exercem uma forte influência na decisão de compra.

Quanto ao tipo de anúncios, 59% afirmam preferir um anúncio lhes concede cupão de desconto e 40% que a publicidade seja em formato de vídeo. Já 53% admitem comprar o produto diretamente, caso vejam um anúncio de algo que seja do seu interesse.