Início Notícias Retalho

Portugueses na corrida às promoções

Ainda que continue a ser um dia de promoções relativamente sereno se comparado à loucura experimentada em solo norte-americano, a Black Friday começa a angariar cada vez mais interessados, do lado das marcas e do lado dos consumidores, em Portugal.

Esta sexta-feira, 24 de novembro, é dia de corrida às promoções e os portugueses estão em aquecimento. Alguns cortes podem chegar aos 80% e outros estendem-se até segunda-feira – novo dia de promoções, mas desta vez no canal digital, conhecida internacionalmente como Cyber Monday –, pelo que este será um bom fim de semana para “despachar” alguns presentes de Natal.

De acordo com o Observador Cetelem Natal 2017, que analisou as intenções de compra dos consumidores durante a quadra natalícia, mais de um terço dos portugueses aproveitará as promoções da Black Friday e da Cyber Monday para fazer “check” à lista de presentes.

Analisando os mais recentes dados sobre o consumo nesta altura do ano, recolhidos pelo Observador Cetelem Natal 2017, 37% dos portugueses vão aproveitar as promoções Black Friday este ano para assim diminuírem gastos e conseguirem melhores negócios na compra das suas pendas.

Na opinião de Pedro Camarinha, diretor de distribuição do Cetelem, «assiste-se a um crescente interesse pelas promoções pré-natalícias. Esta é uma tendência internacional cada vez mais popular e Portugal não foge à regra. Isso é algo que nos parece perfeitamente natural, dada a forte aposta das marcas nos dias de promoções especiais e à boa resposta dos consumidores, que aderem de forma entusiasta às ações».

Numa análise aprofundada ao estudo, verifica-se que os portuenses aproveitam bem mais estas promoções, em comparação com os números verificados em Lisboa. No que à Black Friday diz respeito, 43% dos inquiridos residentes no Porto vão aderir, contra 32% dos inquiridos na capital. Quanto à Cyber Monday, apesar de se registar um menor número, 39% dos consumidores da cidade do Porto pensam aproveitar as promoções desse dia, mais 12 pontos percentuais do que no caso dos lisboetas.

On e offline

Vestuário, calçado, beleza, decoração, tecnologia e, para os mais pequenos, brinquedos são algumas das categorias com descontos nos portais de comércio eletrónico, mas também nas lojas.

A par das ofertas de gigantes como a Zara (com 20% de desconto no website e em loja), Amazon (promoções que podem chegar aos 90% em artigos selecionados) ou Ryanair (com descontos até 15% em viagens em dezembro), também as marcas e designers nacionais estão a aderir à Black Friday.

A Lion of Porches oferece, até domingo, menos 30% em toda a coleção de inverno nas lojas, a Imauve tem, desde hoje e até domingo, 20% de desconto em todas as compras e a marca de bodies Nizza propõe 30% de desconto em artigos selecionados.

David Catalán

Entre os designers, David Catalán apresenta promoções de 20% e Inês Torcato chega aos 50% em peças selecionadas e 20% nas restantes. Luís Carvalho oferece um desconto de 20% em todas as compras.

Nos acessórios “made in Portugal”, a Pelcor propõe 20% de desconto em artigos selecionados e a Parfois atinge os 50% em alguns artigos, com 20% em toda a coleção – a marca aconselha as clientes a deixar os itens pretendidos no carrinho de compras para depois ser mais fácil concluir o processo na sexta-feira, caso optem pelo portal de comércio eletrónico da Parfois.

No calçado, a Eureka tem descontos de 20% em artigos selecionados e de 10% na restante coleção, a Friendly Fire faz promoção de 20% em artigos selecionados e a Freakloset oferece menos 25% em todos os modelos até domingo.

No desporto, a Berg Outdoor tem já ativa uma promoção de 40% em todo o website até segunda-feira e a Sport Zone dá descontos até 50% em artigos selecionados até domingo, online e offline. Na beleza, a Perfumes & Companhia oferece descontos entre 20% a 35% em produtos selecionados.

Cherrypapaya

No vestuário de criança a Cherrypapaya propõe 20% de desconto entre os dias 22 e 24 de novembro.

Fnac, Worten e MediaMarkt (a campanha promocional da Black Friday na MediaMarkt já está a decorrer online) representam a frente das promoções na tecnologia e, nos brinquedos, a Toys’R’Us tem descontos até 50% em milhares de brinquedos.

Contra a fraude

Para que os consumidores possam saber se todas estas promoções compensam, o Portal da Queixa lançou uma plataforma online exclusivamente dedicada à Black Friday.

A página permite que os consumidores compararem os preços e marcas, para perceber se as promoções, efetivamente, compensam.

São várias as marcas associadas e o website serve também para alertar para supostas fraudes. Para isso, há um campo chamado “black fraudes”, com um link direto para o Portal da Queixa.

Novo recorde à espreita

Nos EUA, a Black Friday mantém o pódio quando se trata de definir recordes de vendas.

A Black Friday será o dia de compras digitais mais movimentado na história dos EUA, superando a Cyber Monday pelo segundo ano consecutivo, segundo o relatório de previsões para a quadra natalícia de 2017 da Salesforce.