Segundo o IPCA, está será a «primeira pós-graduação em Design Têxtil e Moda que visa a fundamental articulação com o universo empresarial estando este novo curso preparado para profissionais do têxtil e da moda».
O curso, com duração de um semestre, funcionará em regime pós-laboral, dois dias por semana e ao sábado de manhã, e pretende «dotar os participantes de conhecimentos e competências no âmbito do sistema de produção do sector têxtil e da moda e da importância do design enquanto contributo para o crescimento do sector».
Desenho, materiais e processos de fabrico, laboratório digital 2D, cultura do design têxtil e de moda, sustentabilidade e moda, laboratório de prototipagem e laboratório digital 3D estão entre as unidades curriculares, a que acrescem projeto têxtil e de moda e prática profissional.
«Esta pós-graduação propõe o desenvolvimento de competências técnicas e criativas que promoverão a criação e desenvolvimento de projetos têxteis e moda por metodologias direcionadas ao mercado de trabalho. A reforçar esta importância, o contexto geográfico e social onde a Escola Superior de Design está inserida, bem como a experiência da criação e implementação dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) em design de moda, proporcionaram diversas interações entre o ensino e a indústria do sector», descreve o IPCA.
A formação terá lugar nas instalações da Escola Superior de Design, no Campus do IPCA em Barcelos e no Polo do IPCA em Braga, com sessões pontuais nas instalações das empresas parceiras, e tem como destinatários designers de produto, designers industriais, designers têxteis, designers de moda, engenheiros têxteis e produtores de moda com formação superior ou com currículo relevante, podendo ainda ser frequentada por pessoas com outro tipo de formação que pretendam obter conhecimentos nesta área.
Três décadas a crescer
Fundado em 1987, o grupo Valérius tem vindo a somar valências. Em 2015 adquiriu a marca Concreto, que tem vindo a crescer, e contempla a especialista em malhas RDD. Lançou ainda o projeto Valérius 360, focado na sustentabilidade, tendo aberto recentemente a primeira fábrica direcionada para a reciclagem de vestuário.