Início Notícias Marcas

ppbungor quer crescer dentro e fora

A partir de Barcelos, a marca de vestidos quer chegar mais longe, com a designer de moda Paula Belchior a acalentar o sonho de expor em Paris. As clientes, nacionais e internacionais, são cada vez mais atraídas à loja pelas montras decoradas pela designer de interiores Alda Sarria Terra.

Alda Sarria Terra e Paula Belchior

Inspirada numa flor da Malásia, a ppbungor foi criada apenas há 10 anos, mas Paula Belchior acumula um know-how de 30 anos ligados à moda. A designer acompanhou a mãe, Trindade, no negócio da loja multimarca PTchior, que há várias décadas tem as portas abertas na cidade de Barcelos. «Ao fim de 20 anos, pensei que estava na hora de avançar», conta ao Portugal Têxtil.

As longas horas a estudar no centro de formação Citex, atual Modatex, e a criatividade que esteve sempre presente ao longo da vida – traduzida primeiro em peças para bonecas e, mais tarde, na sua própria roupa – deram forma à ppbungor, que nasceu também para responder a uma necessidade. «O mercado não apresentava vestidos coquetes, femininos. Na época era tudo muito casual e informal. Foi um desafio e tudo se conjugou», explica Paula Belchior.

Do seu atelier saem coleções de vestidos pensados ao pormenor e é nesses detalhes que a marca se diferencia. «Além dos tecidos, imagino-me sempre no meio de acessórios, porque o tecido, por si só, não me satisfaz. Vejo-me sempre num mundo de fitas, bordados, botões, plumas, pompons… Isso define a ppbungor», sublinha.

A inspiração vai bebê-la a diversas fontes. «Os temas das coleções são sempre um bocadinho peculiares. Tive uma das partículas atómicas, outra dos anjos, das pedras, da vegetação em Portugal, onde fui pesquisar as árvores que havia na região do Minho», exemplifica. «E nesta estação outono-inverno 2019/2020 são os solos, os nossos terrenos», revela.

Voos mais altos

Atualmente, a ppbungor está à venda apenas na loja PTchior, detida, desde o início do ano, em exclusivo pela designer de moda, mas representa já cerca de 30% do volume de negócios e uma lista de clientes com mais de 100 mulheres. «Quase 80% das clientes que compram na loja adquirem ppbungor», assegura Paula Belchior, que dá conta ainda de uma maior procura por parte de turistas, nomeadamente do Canadá, EUA e Bélgica.

Para isso tem também contribuído a colaboração com a designer de interiores Alda Sarria Terra, autora das montras da PTchior, com quem colabora em exclusivo nesta área de vitrinismo. «As pessoas param mais e elogiam sempre», reconhece Paula Belchior.

Bela Paula e Paula Belchior

Conhecida, durante muitos anos, pelas bonecas de porcelana da marca epónima, Alda Sarria Terra usa atualmente a sua criatividade para decorar espaços interiores, num projeto em nome próprio que partilha o mesmo espaço do atelier de Paula Belchior, mas onde a cumplicidade entre as duas empreendedoras vai mais além. «Há uma colaboração muito grande entre nós. Somos parceiras de recomendações, recomendamo-nos uma à outra, porque eu realmente gosto do que ela faz e reconheço-lhe valor e qualidade», afirma a designer de interiores. «E temos muitos clientes em comum. Não tem nada a ver com o estarmos juntas, mas acho que o nosso gosto até se identifica bastante», acrescenta Paula Belchior.

Com a possibilidade de expandir a distribuição em lojas multimarca, incluindo noutras cidades portuguesas, Paula Belchior tem como meta a presença internacional da ppbungor. «A minha ambição é ir para uma feira em Paris, cidade que tem mais a ver com o conceito da marca, e conseguir algum mercado que seja um nicho. Exportar em massa não é a minha onda, porque perco o artesanal e não é isso que quero», conclui.