Início Arquivo

Prato Expo mantém-se em Florença

A 53ª edição de Prato Expo, salão internacional de tecidos para confecção, que teve lugar de 3 a 5 de Março, em Florença, terminou com um balanço de 4.222 visitantes, 1.780 estrangeiros e 2.442 italianos, 13,40% menos que na edição anterior.

Este balanço menos positivo foi afectado por uma grande diminuição da clientela italiana, cerca de 22,25% menos que na temporada passada, apesar da afluência de estrangeiros ter aumentado 2,6%.

As tendências de mercado contribuíram para tornar este evento particularmente atractivo, ainda que a sua performance tenha sido afectada pelas dificuldades persistentes que a industria italiana tem sofrido nos últimos tempos.

Por outro lado, a organização da feira, que no seu conceito se mantém orientada para apresentar os tecidos italianos de alta especificidade e que é o local privilegiado das propostas mais inovadoras com uma forte componente de moda, reuniram-se no dia 18 de Março para avaliar a proposta de unificação das feiras têxteis italianas e decidiram mantê-la em Fortezza Da Basso, Florencia, de 15 a 17 de Setembro próximo. Apesar de terem consciência de estar a operar numa conjuntura particularmente delicada, os organizadores sentem estimulados e farão todos os esforços para proporcionar o instrumento apropriado para satisfazer a exclusiva clientela interessada numa feira especializada.

A Prato Expo continuará a servir de plataforma para os produtores italianos que cumpram com os requisitos de qualidade produtiva para cada sector de mercado representado isoladamente.

Assim, a organização da feira decidiu que nem os conteúdos nem os objectivos da edição conjunta de Moda In, Ideacomo, Ideabiella e Shirt Avenue, já referida em artigo anterior, que decorrerá em Milão de 13 a 16 de Setembro, coincidem com os da Prato Expo.