Início Arquivo

Prejuízos não desmoralizam Fila

Apesar dos maus resultados  no  primeiro trimestre (perdeu  21 milhões de contos), a Fila  anunciou que não volta atrás no plano de expansão que prevê a abertura de 40 lojas  na Europa.

 

 “O domínio da distribuição é indispensável para o relançar da marca, que é um projecto ambicioso e complexo. Os novos postos de venda permitirão afirmar a imagem da marca perante os consumidores”, assegurou Michele Scannavini, administrador da Fila, depois da abertura da primeira mega-loja do grupo em Milão.

 

 O grupo vai investir cerca de 52 milhões de contos nesta operação, que deverá permitir um resultado operacional positivo em 2002 e em 2003. Depois da inauguração da mega-loja em Milão,  tem programada uma outra abertura no centro de Londres. Em 2002 é chegada a vez de França, Alemanha e Roma. Situada na Praça da Liberdade, sob uma superfície de 800m2, repartidos em 5 andares, a mega-loja milanesa foi concebida pelo arquitecto Matteo Thun, que assinará também o desenho das outras lojas. Concebida como um site na Internet, a loja apresenta um conceito inteiramente novo para o mundo do desporto, pois mistura o espírito de esforço com a ironia. “Quisemos criar um espaço imaterial dotado de uma grande flexibilidade”, explica Matteo Thun. As tradicionais paredes foram suprimidas e substituídas por vidros e espelhos.  A cada tipo de produto Fila ( para corrida, natação, ténis, fitness, vestuário para ski, para desportos em equipa ou para os tempos livres), corresponde uma mensagem diferente. Um exemplo: no andar dedicado à corrida, o vestuário foi colocado sob uma tonalidade cor-de-laranja e no ambiente predominam aromas de laranja para estimular as compras dos aspirantes a corredores.

 

Em cada piso existem ainda ecrãs gigantes que passam imagens que remetem os clientes para o desporto a que se destinam as peças dispostas nas prateleiras.    Outra novidade nesta mega-loja é o facto dos clientes poderem ainda comprar revistas e livros desportivos, cassetes de vídeo e produtos tão surpreendentes como um frasco de Nutella ou uma garrafa de vinho moscatel italiano. A par de tudo isto, a Fila anunciou ainda a sua entrada no mundo virtual através de um site destinado à apresentação dos produtos e à venda on-line, destinada numa primeira fase apenas ao mercado americano.