No conjunto de todas as áreas da Première Vision Paris – que inclui fios, tecidos, acessórios, design têxtil, couro e confeção –, Portugal conta até ao momento com 70 expositores inscritos, ficando somente atrás de Itália (308 expositores), Turquia (206) França (163) e China (93).
No total, a feira parisiense regista 1.231 expositores, numa edição que, refere a organização em comunicado, «promete riqueza de novos produtos e novidades em tudo, da oferta e conteúdo inspiracional aos seus serviços e programa». A Première Vision Paris contará em fevereiro de 2023 com uma oferta 11% mais alargada do que a edição homóloga de 2022, na qual estiveram 1.080 expositores, com produtores provenientes de 44 países, sobretudo europeus e da bacia do Mediterrâneo, assim como da Ásia.
A Première Vision Paris está igualmente a reforçar o seu empenho para ajudar a indústria a fazer a transição ao nível ambiental e social, incluindo uma plataforma melhorada para informar os players da indústria e fornecer-lhes soluções concretas em termos de produção e sourcing, aponta a organização.
No espaço Smart Creation, além das inovações de 48 expositores, o fórum Eco-Innovation dará visibilidade aos produtos mais sustentáveis e inovadores das coleções dos expositores e na Eco Information Desk os visitantes poderão obter informação sobre a oferta ecologicamente responsável presente na feira. A Première Vision receberá ainda o seminário de moda Eco-Innovation Trend Tasting, organizado pela equipa de moda da Première Vision, onde serão apresentadas as mais recentes tendências e desenvolvimento de materiais sustentáveis para a primavera-verão 2024, assim como várias conferências sobre moda sustentável, que ficarão ainda disponíveis online, no website da feira.
Tecnologia ganha espaço
Os visitantes poderão ainda passar por uma área especial, organizada em parceria com o centro tecnológico IFTH (Institut Français de la Mode, du Textile et de l’Habillement), onde será construída uma cadeia de digitalização de um produto de moda, desde a digitalização do material ao produto acabado, através da prototipagem virtual e simulação digital num avatar, acompanhando o produto nas várias fases de produção. Serão ainda disponibilizadas visitas guiadas a esta área Smart Tech em inglês, francês, italiano e alemão.
Para otimizar a experiência de sourcing, a Première Vision irá oferecer novas ferramentas para ajudar os visitantes e guiar marcas e compradores na seleção dos materiais para a estação quente de 2024, nomeadamente uma app para telemóvel para uma visita facilitada e um código QR em cada stand que permite aceder a mais informação dos expositores, assim como entrar na página respetiva no Première Vision Markerplace.
Online centrado nos visitantes