Início Notícias Retalho

Presidente da Inditex dá aula a recém-licenciados

Pablo Isla, braço direito de Amancio Ortega, fundador e principal acionista do grupo detentor da Zara e Massimo Dutti, defendeu perante uma plateia de estudantes universitários que as pessoas são o mais importante das organizações.

[©IE University]

«O mais importante de uma organização são as pessoas, essa deve ser a prioridade», porque, garantiu, «uma empresa não é outra coisa que uma equipa de pessoas que partilham objetivos», afirmou Pablo Isla, citado pelo espanhol Cinco Días.

Pablo Isla considera que é por isso que «se deve motivar, promover a equipa e criar uma cultura positiva, itens que devem ser a chave dentro de qualquer organização».

Outro dos aspetos a ter em conta é a diversidade. Uma realidade que o grupo Inditex conhece como ninguém ou não estivesse presente em 200 mercados, com mais de 176.611 empregados precedentes de 172 nacionalidades.

De resto, Pablo Isla frisou que a grande vantagem competitiva do grupo galego, que em 2019 faturou 28.286 milhões de euros, não é o modelo de negócio como se costuma dizer. «Muita gente diz que o modelo de negócio, a logística, é o mais importante dentro da Inditex, mas o mais importante são as pessoas que temos dentro da empresa», sublinhou.

Uma ideia que o presidente executivo já tinha deixado bem expressa, durante a pandemia, quando enalteceu o papel de cada um durante o período de emergência sanitária.

Durante a aula que “deu” através de videoconferência, Isla elencou cinco pilares fundamentais na hora integrar ou criar uma empresa: desde logo as pessoas, a paixão como principal motor do trabalho, a relevância do compromisso para acrescentar um diferencial positivo e, por último, a importância de saber escutar e aprender com humildade e perseverança na procura da excelência.

Para Pablo Isla, no fundo, o que marca a diferença é a paixão que se põe em tudo na vida. «Há uma grande diferença entre as pessoas que aportam paixão e as que não aportam».

A terminar, o presidente da Inditex deixou uma frase de um importante neurologista, Viktor Frankl: «o êxito, tal como a felicidade, não se pode procurar, é preciso deixar que aconteça sem nos preocuparmos com isso».