Início Notícias Retalho

Primark quer moda sustentável acessível

A retalhista pertencente à Associated British Foods (ABF) lançou uma coleção cápsula de leisurewear parcialmente fabricada com algodão reciclado proveniente de desperdícios de tecidos não utilizados e vestuário reciclado. A nova linha é certificada pela empresa de moda circular Recover e tem como objetivo tornar a moda sustentável acessível a todos.

[©Instagram/@primark]

Depois da reabertura das lojas no Reino Unido ter batido recordes de vendas apenas na primeira semana que tornaram possível reembolsar as ajudas obtidas do Estado, a Primark dedica-se agora a práticas mais verdes com o lançamento da nova coleção de leisurewear, inserida na gama Primark Cares. O processo de reciclagem da Recover corta e fragmenta o que antes era considerado resíduo em novas fibras de alta qualidade.

A linha composta por oito artigos está disponível em 179 lojas Primark a nível global e cada peça incorpora 15% a 25% de algodão reciclado. A restante composição é formada por uma mistura de fibras que inclui algodão sustentável do Sustainable Cotton Program da Primark, algodão orgânico e poliéster.

Com preços que variam entre cinco e 14 dólares (cerca de 4,1 aos 11,47 euros), a linha de leisurewear apresenta hoodies, calças de fato de treino, sweaters e t-shirts em branco, preto, cinzento e ainda «artigos audazes» como uma espécie de t-shirt com decote em V e hoodie e um fato de treino a combinar.

«Na Primark, acreditamos que a moda deve ser mais sustentável, mas não deve ter um preço mais elevado», afirma Lynne Walker, diretora da Primark Cares, citada pelo Sourcing Journal. «Estamos a trabalhar com parceiros inovadores como a Recover, que é líder na reciclagem em ciclo fechado há mais de 70 anos, como parte da nossa iniciativa Primark Cares para ajudar a tornar a moda sustentável acessível para todos», explica.

Etiqueta de responsabilidade

A iniciativa Primark Cares comunica aos clientes, funcionários, parceiros e fornecedores a seriedade da empresa no que diz respeito à responsabilidade enquanto grande retalhista, investindo em formas de apoiar as pessoas que produzem o vestuário e de proteção ao meio ambiente. As etiquetas Cares da Primark podem ser encontradas numa vasta gama de produtos nas lojas da cadeia de moda irlandesa.

[©Primark Cares]
«A Recover está a ajudar a fechar o ciclo da moda ao reciclar os resíduos têxteis em fibras que são transformadas em fios e, em seguida, tricotados ou tecidos em novos produtos», aponta Helene Smits, diretora de sustentabilidade da Recover. «Isso cria artigos de baixo impacto, duradouros e de alta qualidade que podem ser usados ​​e amados no futuro. Estamos entusiasmados por trabalhar com a Primark nesta nova gama, fabricada com o nosso algodão reciclado», acrescenta.

A Recover é uma empresa de ciências dos materiais e produtora global de fibras de algodão reciclado de baixo impacto e de alta qualidade e de misturas de fibras de algodão. Os seus produtos premium amigos do ambiente e competitivos em termos de custo são desenvolvidos em parceria com a cadeia de aprovisionamento para retalhistas e marcas globais, oferecendo uma solução sustentável para alcançar a moda circular.