Início Notícias Moda

Primeira paragem: Londres

O desfile de Daniela Barros, a 19 de setembro, é a primeira escala do Portugal Fashion no seu périplo internacional para a próxima estação quente, num roteiro que tem igualmente paragem, pela primeira vez, em Milão e depois em Paris.

“NKP_S2A””, a coleção de Daniela Barros para a primavera-verão 2016, abre as “”hostilidades”” da moda portuguesa nos grandes palcos internacionais da indústria da moda sob a égide do Portugal Fashion.

Nas propostas para a próxima estação quente, Daniela Barros reflete sobre as palavras da escritora americana Joan Didion, numa coleção que combina técnicas e detalhes de alfaiataria com silhuetas descontraídas, produzida em denim, liocel e seda japonesa de 1980. Blocos de cor, «numa composição harmoniosa masculino vs feminino», e «sobreposições compõem uma figura estruturada mas ao mesmo tempo fluida», revela a jovem designer. Branco, preto, bege e azul pintam a paleta cromática selecionada pela criadora de moda, que na sua quarta presença em Londres irá desfilar no espaço The Vinyl Factory, integrada na plataforma On | Off, dedicada aos novos talentos.

«Depois de Londres, onde queremos estar sobretudo com novos talentos, rumamos a Milão, dando provas de que, 20 anos após a sua criação, o Portugal Fashion continua a surpreender o mundo da moda. Somos os primeiros estrangeiros a conquistar a Camera Nazionale della Moda Italiana e estamos certos de que este será um marco no nosso percurso além-fronteiras», afirma João Rafael Koehler, presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, que promove o Portugal Fashion em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

A estreia em Milão, no dia 27 de setembro, faz-se pelas “mãos” de Miguel Vieira e Carlos Gil, com desfiles integrados na Milano Moda Donna. Seguir-se-á a habitual participação na Semana de Pronto-a-Vestir de Paris, com a apresentação na passerelle das novas coleções de Luís Buchinho (2 de outubro) e de Diogo Miranda (3 de outubro). Já a edição nacional do Portugal Fashion, que voltará a dividir-se entre Lisboa e Porto, terá lugar de 21 a 24 de outubro e terá como tema “Celebration”, prosseguindo, assim, as celebrações do 20.º aniversário do evento de moda.

«A internacionalização da moda portuguesa continuará entre as grandes linhas estratégicas do Portugal Fashion e será delineada em função de um posicionamento cada vez mais global. De igual modo, também as nossas edições nacionais serão ainda mais abertas ao mundo, até porque a ambição do Portugal Fashion passa, obviamente, pela conquista de notoriedade e reconhecimento do seu calendário», conclui o presidente da ANJE.