Início Notícias Vestuário

Quanta água gasta um par de jeans?

A Vicunha Textil responde: durante o ciclo de vida de um par de jeans, são consumidos 5.196 litros de água. A gigante brasileira do denim desenvolveu um projeto que mede o gasto total de água com um par de jeans, desde o cultivo do algodão até ao fim de vida da peça.

A Vicunha Textil quer ajudar a aumentar a consciencialização para o consumo de água na cadeia de aprovisionamento da indústria da moda. O resultado do projeto Vicunha Water Footprint, levado a cabo no Brasil, mostra que são gastos 5.196 litros de água durante o ciclo de vida de um par de jeans, com a maior parte da água a ser consumida durante o processo de cultivo de algodão.

«Conduzimos este projeto no Brasil e medimos o consumo de água em todo o ciclo de vida de um par de jeans. Os dados são precisos e mostram números exatos que nos permitiram definir novos objetivos para a nossa cadeia de aprovisionamento», afirma Deborah Turner, diretora de marketing da Vicunha Europe.

O projeto Vicunha Water Footprint foi conduzido em colaboração com especialistas em sustentabilidade da Ecoera, H2O-Company e Iniciativa Verde. De modo a responder à questão “sabes quantos litros de água são usados para produzir os jeans que usas?”, foi inicialmente analisado o estado atual da cadeia de aprovisionamento.

Ao usar o método sugerido pela Water Footprint Network para calcular o consumo de água, a Vicunha Textil e a Ecoera referem que, pela primeira vez, analisaram o consumo de água de todo o processo produtivo de jeans – desde a plantação da primeira semente de algodão, terminando no momento em que o ciclo de vida do par de jeans chega ao fim.

Como se analisa o consumo de água?

Foram tidos em conta três indicadores para o cálculo do consumo de água. A designação pegada verde refere-se ao volume de águas pluviais presente nas plantas e no solo, usada durante o processo agrícola. A pegada azul refere-se à água proveniente de fontes de água doce, superficiais ou subterrâneas, que não foi devolvida ao reservatório de onde foi extraída. Já a pegada cinzenta refere-se à quantidade de água que a natureza necessita para dissolver os poluentes e elementos químicos e que, posteriormente, regressa ao meio ambiente.

Deste modo, são consumidos 5.196 litros de água durante o ciclo de vida de um par de jeans, numa análise que considera não apenas a quantidade de água, mas também os diferentes tipos de água definidos nas várias pegadas.

Cada ligação na cadeia de aprovisionamento foi analisada, passo a passo, para medir a quantidade de água gasta em cada um dos passos: 4.247 litros de água são usados para a plantação, 127 litros de água para a tecelagem, 362 litros de água para a lavagem e produção e, por fim, 460 litros de água são usados nas máquinas de lavar dos consumidores finais.

«O lado positivo para a Vicunha é o facto de usarmos algodão do Brasil e 92% da água consumida no processo de cultivo ser proveniente de águas pluviais. Mais nenhum país se aproxima sequer deste resultado, que nos dá um grande impulso no ranking» destaca Deborah Turner.

Já o diretor de produção da Vicunha Textil, Marcel Imaizumi, explica que «a Vicunha opera no nordeste do Brasil, uma região com grande escassez de água. Estamos comprometidos com uma utilização responsável dos recursos já há algum tempo. Com este projeto, criámos uma ferramenta única. Ao analisarmos os recursos, também definimos e desenvolvemos os nossos objetivos para aumentar a eficiência na utilização de água».

Deborah Turner considera que «nesta indústria, temos que parar de discutir percentagens e enfrentar a realidade. Reduzir o consumo de água é positivo, porém, é realmente importante olhar para a quantidade de água que estamos a consumir. Todos precisamos de considerar a nossa responsabilidade na cadeia de aprovisionamento, mas os consumidores também têm de mudar os seus hábitos».