Início Arquivo

Quanto mais quente, melhor

A empresa japonesa Teijin Fibres acaba de revelar alguns pormenores sobre a recém desenvolvida “fibra auto-reguladora”, fornecida em exclusivo para a Nike e utilizada na gama Nike Sphere React.

A malha plana Nike Sphere React Dry reage à humidade, transformando-se numa estrutura tridimensional que reduz o efeito pegajoso da camisola junto ao corpo após a prática desportiva. Em particular, a espessura da malha aumenta sensivelmente para o dobro segundo um inovador padrão. Segundo fontes da Tejin Fibers, este novo desenvolvimento permite diminuir o efeito pegajoso de cerca de 50% em comparação com os produtos fabricados a partir de poliéster convencional. A circulação de ar através da pele aumenta, contribuindo para um arrefecimento por evaporação. Após a eliminação da transpiração, a malha recupera completamente a sua forma plana junto ao corpo.

O negócio das fibras sintéticas da empresa japonesa permitiu aumentar o seu volume de negócios em 22,9%, para 4,3 mil milhões de ienes, entre Abril e Junho do corrente ano, principalmente graças às suas operações nas fibras industriais enquanto que o mercado do poliéster permanecia “adormecido”, mas este negócio com a Nike de inegavelmente um contributo positivo neste campo.

Baptizada provisoriamente de MRTF (Moisture Responded Transformable Fiber – fibra transformável em resposta à humidade), a nova fibra da Teijin estica quando a humidade é absorvida e encolhe quando esta é libertada, permitindo o controlo quer da absorção da humidade quer da funcionalidade elástica. Este inovador desenvolvimento resultou já em 16 patentes no Japão e em 3 para além das fronteiras nipónicas.

No centro deste desenvolvimento encontra-se um novo polímero de poliéster que absorve e liberta rapidamente a humidade. Este polímero serve de base à produção de um fio texturizado especial que controla a quantidade de água absorvida e libertada, o grau de alongamento e encolhimento e a velocidade de resposta.

Este projecto da Nike inclui ainda o desenvolvimento de tecnologias especiais de tecelagem, tricotagem, tingimento e acabamento para a construção da estrutura que executa as 2 funções e modifica quer a sua forma quer o seu nível de respirabilidade em função da humidade “medida”.

A Nike e a Teijin Fibers desenvolveram também conjuntamente o desenho do produto e o processo de confecção optimais para a malha Nike Sphere React.