Início Arquivo

Quatro histórias de moda

No seguimento do ciclo de apresentações de tendências para Senhora e Homem que a Unidade de Tendências do Citeve promoveu durante o passado mês de Julho, abordado em artigo anterior, desta vez a Criança teve o papel principal. A apresentação teve lugar em Famalicão, no passado dia 13.

Na estação de Outono/Inverno 2006.07, o universo infantil divide-se em quatro histórias de moda: «To Tell a Tale», «Pleasing Field», «Junior Patrol» e «Top Speed»

A primeira história, «To Tell a Tale», centra-se na natureza como um refúgio, vendo-a como um mundo imaginário, no meio de uma floresta misteriosa e encantada… aliando uma forte inspiração folclórica, que abrange culturas do mundo inteiro.

É um retorno às origens, na busca da felicidade na envolvência natural da floresta, no seu misticismo, que apela aos contos infantis escandinavos, às lendas e histórias do passado e da nossa infância. Um conto de fadas, onde tudo é possível e tem lugar na imaginação, aliando uma inspiração folclórica global, que abrange culturas do mundo inteiro, desde o folk nórdico da Lapónia até abordagens mais étnicas oriundas da Índia, China, África, Rússia, e de outros países de leste. Misturar referências variadas é fundamental para se obter a criatividade e riqueza decorativa necessária a um look patch, kitsch e divertido onde a profusão de bordados florais, estampados, recortes e aplicações é indispensável. Recupera-se o gosto por tradições e pela personalização das peças. Renova-se o lado artesanal, resultando num look multicultural genuíno e pleno de originalidade.

Retratando também a natureza, «Pleasing Field», é, porém, vista de uma forma mais romântica, bucólica e naïf, deixando-se levar pelo encanto das paisagens campestres, e pelo passar calmo e tranquilo do tempo. «Evasão» é a palavra-chave deste tema sereno, doce, inocente, nostálgico e sonhador. Este tema vive do essencial, sem ostentação, procurando na autenticidade e na simplicidade da natureza aquilo que realmente necessita. Retracta o dia-a-dia, através de memórias dos tempos antigos, como uma viagem ao passado, trazendo para o presente referências vintage, mas com uma nova visão personalizada. Opta-se por um estilo natural, frágil mas descontraído, com abordagens românticas e delicadas, e/ou de espirito work e hardwear.

«Junior Patrol», o terceiro tema, tem como ambiente uma escola militar onde um grupo de «pequenos soldados» confronta o rigor da ordem e da disciplina com irreverência e rebeldia, e divide-se entre o conforto urbano e a rigidez de determinadas regras de uma forma inesperada e divertida. Volta o espírito uniforme e novas interpretações das antigas fardas, através de novos coloridos de camuflagem e de aplicações decorativas inspiradas nos emblemas, insígnias e patentes dos oficiais do exército. O look é descontraído, versátil e funcional, por vezes unisexo, em interpretações mais desportivas, casual ou jeanswear.

Por fim, um tema urbano, ultra-dinâmico que resulta da união de looks college-club, jeanswear e dos ambientes street e sport: «Top Speed». Um forte espírito de equipa é retratado, num contexto de desportos e jogos ao ar livre e a outros mais individuais e radicais. Cria-se, assim, um estilo lúdico inovador, propondo um vestuário modular e ergonómico que permite liberdade total de movimentos, de acção e de energia positiva. Neste tema encontra-se um mix de peças de competição, com outras mais casual, básicas e easy-care. Revitaliza os tradicionais equipamentos desportivos com humor, versatilidade onde a inovação, tecnologia e performance são fundamentais para a multifuncionalidade das peças.