Fundada em 1992, a Ramiro & Carvalho produz vestuário em malha e tecido, sobretudo para criança e senhora, e exporta 99% da sua produção, sobretudo para Espanha, Alemanha e França, pelo que a rapidez é uma vantagem competitiva importante.
«O mercado atualmente obriga-nos a ser rápidos para nos destacarmos de países de Leste. A rapidez é o ponto principal», explicou Leonel Ferreira, responsável de informática da Ramiro & Carvalho durante o webinar promovido pela Lectra no passado dia 10 de fevereiro e disponível no site da multinacional de origem francesa. «Entre o modelo, o plano de produção e o cálculo, tudo isso tem de ser feito para ontem», acrescentou.
A rapidez torna-se igualmente fundamental num mercado em mudança, caracterizado por «quantidades menores e mais produtos», salientou Leonel Ferreira.
Foi neste cenário que a Ramiro & Carvalho, que emprega 80 pessoas e tinha já quatro licenças do software de design Modaris e duas do software de marcadas automáticas Diamino, decidiu começar a usar as Quick Apps da Lectra, sobretudo a Quick Estimate, primeiro na versão de teste e, desde setembro, com um plano de subscrição. «As modelistas estavam a corresponder bem com o trabalho delas, só que havia um desfasamento com a produção, com as pessoas que trabalhavam no Diamino, que estavam a acumular bastante trabalho. A parte comercial precisava dos preços, precisava do consumo, e não tinha», contextualizou o responsável de informática da empresa. «A solução, credível, que arranjámos foi esta. As modelistas facilmente fazem as estimativas de consumo, passam para o comercial, fica disponível online para toda a gente e viabilizou o processo», apontou Leonel Ferreira.
Vantagens múltiplas
A possibilidade das modelistas assumirem a função de fazerem as estimativas de consumo e equilibrarem os fluxos de trabalho são duas das vantagens da Quick Estimate, a que se juntam o acesso online aos dados e a colocação mais rápida em produção, como enumerou Paulo Ramos, consultor de soluções Lectra. «Isto traz bastante rapidez, um acréscimo de até 75%, porque a modelista depois de fazer o modelo consegue calcular logo o custo», referiu. Estas vantagens «trazem outras, como verificar se os produtos permanecem dentro do custo desejado e proteger as margens», já que «quanto mais rápido e melhor informação tiver» mais facilmente será possível «tomar decisões fundamentadas em relação ao produto», acrescentou o consultor da Lectra, salientando ainda que isso permite, entre outras coisas, reservar os tecidos necessários com antecedência e definir os preços de venda.
Vantagens a que a Ramiro & Carvalho já se habituou, apesar da recetividade inicial por parte dos colaboradores não ter sido absoluta. «Rapidamente se adaptaram, o processo foi simples, e agora, estão de tal forma organizadas e habituadas, que já não vivem sem isso», concluiu Leonel Ferreira.