Início Notícias Têxtil

RDD destaca na PV artigo premiado

O Tencel Padding, que já foi distinguido duas vezes, a última das quais com uma Menção Honrosa nos German Innovation Awards 2020, será um dos artigos em evidência na presença da RDD na próxima edição da Première Vision, juntamente com a coleção para a estação fria de 2021/2022, que adota o tema Coexist.

Dolores Gouveia

O Tencel Padding da RDD é um enchimento de liocel que «serve como uma alternativa a tudo o que existe no mercado que é com poliéster e poliamida. Conseguimos, com este tipo de pasta de enchimento, ter um artigo termocolante que é 100% sustentável e ecológico», explicou Elsa Parente, diretora-geral da RDD ao Portugal Têxtil o ano passado, depois de malha termocolada com esta pasta de enchimento ter vencido o prémio Hightex Award da Munich Fabric Start.

Agora foi a vez do German Innovation Award – que tem como objetivo premiar «produtos e soluções que se distinguem primariamente pelo seu valor acrescentado e voltado para o utilizador em comparação com soluções anteriores em todos os sectores industriais» – se render ao Tencel Padding da RDD, atribuindo-lhe uma menção honrosa na categoria Materiais & Superfícies da Excelência em Business to Business.

O artigo, que foi ainda selecionado no ISPO Textrends na categoria Camada Exterior, estará, de resto, em destaque na próxima edição da Première Vision, que decorre a 15 e 16 de setembro. «Daremos destaque aos nossos produtos Tencel Padding», confirma Dolores Gouveia, diretora de marketing e design da empresa, que em fevereiro integrou a área Smart Creation na feira parisiense.

A RDD, que estará também na Milano Unica e no Modtissimo, vai igualmente dar relevo à nova gama Wellness, «que apresenta propriedades que favorecem o bem-estar e a saúde» e às «propostas de malhas com composições elaboradas para a obtenção de determinadas características e outras em que as funcionalidades são obtidas através de acabamentos bio-based», acrescenta Dolores Gouveia.

[©Première Vision Marketplace]
Embora face à conjuntura atual as expectativas para a presença Paris sejam mais baixas do que no passado, a Première Vision deverá ser uma oportunidade para reforçar os negócios da empresa especialista em malhas. «Esperamos um fluxo menor mas acreditamos que os visitantes serão profissionais que seriamente pretendem trabalhar, construir as suas coleções e fazer negócio num contexto físico», refere a diretora de marketing e design.

Humanidade, natureza e sustentabilidade

Nas feiras a RDD vai apresentar a nova coleção para o outono-inverno 2021/2022, cujo tema geral é Coexist. «Fomos inspirados pelos ecossistemas locais selvagens, onde blocos de granito imponentes coabitam com espécies únicas e delicadas da flora. Fomos inspirados pela coexistência desta paisagem única – a Serra D’Arga – com as estruturas eólicas que garantem energia limpa. Um cenário que incorpora a nossa visão de cocriar um futuro eco-consciente», justifica a empresa na descrição da coleção.

As propostas incluem artigos com matérias-primas renováveis e biodegradáveis e fibras naturais alternativas, complementadas com opções à base de biopolímeros e fibras artificiais de nova geração. As cores acompanham a tendência natural, desde tons neutros e pastéis suaves, «que invocam bem-estar», até tonalidades mais sensuais e escuras que estimulam as emoções.

Em termos de estruturas, os opostos coexistem nas malhas de dupla face, assim como nos jerseys, que tanto são arquiteturais, limpos e compactos como adotam formas mais leves, suaves e volumosas. As qualidades voluptuosas, fluidas e acetinadas convivem com qualidades modestas, falsos lisos e toques mais secos.

«Um universo sensorial de beleza perfeita/imperfeita criada com processos de produção conscientes», resume a RDD.