Início Notícias Têxtil

Recorde nacional à vista

Na feira de desporto Ispo Munich, Portugal tem já um recorde garantido: o maior número de expositores de sempre. De 5 a 8 de fevereiro, 44 empresas e marcas nacionais estarão em Munique para mostrar as novidades em vestuário e têxteis técnicos, muitos dos quais já selecionados para Ispo Textrends Forum.

Na verdade, ao recorde de expositores na feira, Portugal soma ainda o maior número de sempre de amostras selecionadas para o Ispo Textrends Forum, com 43 amostras de oito empresas nacionais, onde se destaca a estreia da Heliotextil, Inovafil e IslandCosmos. Um feito ainda mais relevante se for tido em conta que, segundo Marcus Hefter, diretor do grupo de feiras Ispo, «tivemos mais de 500 candidaturas de produtos para os têxteis mais inovadores – isso é muito intenso».

No total, a presença portuguesa ocupará 923 m2, um aumento de 25% face aos 730 m2 em 2016, e inclui, pela primeira vez, uma ilha dedicada ao surf, com as propostas da Onda Wetsuits, da Original Lanyards, da Shaperoom e da Câmara Municipal da Nazaré, que irá promover a modalidade em Portugal.

Entre as personalidades do universo do desporto que visitam habitualmente a feira – que nesta edição incluem a equipa feminina de futebol do Bayern de Munique, o surfista Axi Muniain e a triatleta Anja Beranek, entre muitos outros – estará também a portuguesa Isa Sebastião, campeã nacional de stand up paddle board que irá contar a sua experiência a remar 170 quilómetros no Rio Sado.

Em relação aos destaques desta edição, a organização sublinha o recorde de 2.700 expositores e o facto de, «pela primeira vez, o Textrends ir ocupar um pavilhão inteiro», indica Marcus Hefter em comunicado. Quanto ao número de visitantes, que rondou os 83 mil em 2016, a organização prefere manter alguma cautela. «Vamos esperar para ver. Mas está no bom caminho: atualmente já vendemos mais bilhetes do que na mesma altura no ano passado», revela o diretor em comunicado.

A feira está ainda a introduzir o conceito Ispo Polygon, um pavilhão dedicado especialmente às marcas de snowboard, skate e longboard que será exclusivamente ocupado com stands modulares da feira. «Na minha opinião, o que precisamos é de um regresso ao que tornou a indústria fantástica em primeiro lugar: inovações e conceitos à prova do futuro», justifica Markus Hefter.

Sendo uma referência para o mundo do desporto, os eventos multiplicam-se, desde as rampas para a prática de skate, onde se podem experimentar as mais recentes novidades da modalidade, até à piscina de 20 metros de comprimento e 10 de largura, patrocinada pela YKK, que ficará instalada na Ispo Water Sports Village, onde os expositores de pranchas e equipamento para desportos de água poderão apresentar os seus produtos. Os visitantes, por seu lado, terão a possibilidade de ter aulas com profissionais de stand up paddle (SUP), assim como experimentarem os mais recentes equipamentos de ginásio ou escalada.