Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Crédito a empresas sobe em novembro para máximos desde junho de 2018
  2. Covid-19: Banco Mundial prevê crescimento da economia global de 4% este ano
  3. Reino Unido dá 4,5 mil milhões em apoios a empresas afetadas pela Covid-19
  4. Desemprego cai numa Alemanha confinada e surpreende especialistas
  5. Covid-19: África subsaariana cresce apenas 2,7% este ano – Banco Mundial
  6. Renováveis abastecem 59% do consumo nacional de eletricidade em 2020
  7. Outros

1Crédito a empresas sobe em novembro para máximos desde junho de 2018

ri.observador
Segundo o Banco de Portugal o total de empréstimos às empresas subiu para 72.055,1 milhões de euros, no final de novembro, mais 100 milhões do que em outubro, e o valor mais alto desde 2018.

2Covid-19: Banco Mundial prevê crescimento da economia global de 4% este ano

ri.lusa
O Banco Mundial (BM) reviu hoje em baixa a projeção do crescimento da economia global para 4% em 2021, esperando ainda uma contração de 4,3% em 2020, segundo as Perspetivas Económicas Globais hoje divulgadas.

3Reino Unido dá 4,5 mil milhões em apoios a empresas afetadas pela Covid-19

eco
As empresas britânicas dos setores mais afetados pela pandemia, nomeadamente do retalho, alojamento e lazer, vão ter acesso a apoios a fundo perdido até 9 mil libras.

4Desemprego cai numa Alemanha confinada e surpreende especialistas

ri.jornalnegocios
O desemprego caiu na Alemanha no mês de dezembro, apesar do governo federal ter decretado um confinamento geral. A redução de 37 mil desempregados face ao mês de novembro surpreendeu os economistas.

5Covid-19: África subsaariana cresce apenas 2,7% este ano – Banco Mundial

ri.lusa
O Banco Mundial estima que a África subsaariana cresça 2,7% este ano, abaixo do anteriormente previsto, devido às consequências económicas da pandemia de covid-19 na região, que em 2020 registou uma recessão de 3,7%.

6Renováveis abastecem 59% do consumo nacional de eletricidade em 2020

ri.lusa
Mais de metade (59%) da energia elétrica consumida em 2020 resultou de produção renovável, com destaque para a hidroelétrica e eólica, ambas com cerca de 25%, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.

7Outros

dinheirovivo

Boris Johnson anuncia confinamento de seis semanas em Inglaterra. “Fiquem em casa”

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um confinamento de seis semanas para conter a aceleração da pandemia de covid-19 em Inglaterra, incluindo o encerramento das escolas até pelo menos 05 de fevereiro.

eco

Alemanha alarga confinamento e limita viagens não essenciais

Governo alemão vai limitar as viagens não essenciais a apenas 15 quilómetros para quem vive em áreas com mais de 200 casos por 100 mil habitantes.

Marcelo propõe estado de emergência até 15 de janeiro e salienta “necessidade de apoio e proteção social”

Na proposta que enviou ao Parlamento, o Presidente da República “salienta a necessidade de o Governo continuar a prever mecanismos de apoio e proteção social, no quadro orçamental em vigor”.

Portugal com mais 90 mortos e 4.956 novos casos de Covid-19

Um total de 436.579 pessoas foram infetadas desde o início da pandemia, das quais 7.286 morreram. Desde 14 de dezembro que não morriam tantas pessoas em 24 horas com a doença.

ri.jornalnegocios

Portugal retirou Andorra da lista de paraísos fiscais

Para este desfecho contribuiu o facto Portugal e o Principado de Andorra terem celebrado um Acordo sobre Troca de Informações em Matéria Fiscal (ATI).

Leixões com ligações diretas à Irlanda e Inglaterra para apoiar empresas no pós-Brexit

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) estreia duas novas ligações diretas ‘roll-on/roll-off’ à Irlanda e Inglaterra a partir do Porto de Leixões, em Matosinhos, para apoiar as empresas no pós-Brexit, adiantou hoje.

O que vestir para uma festa no Zoom

As Zoom parties continuam aí, e embora a casa não esteja cheia de amigos, o ecrã está. E nada melhor do que preparar bem o look para receber todos de copo na mão.

ri.jornaldenoticias

Confinamento melhora qualidade do ar em Lisboa, mas não no Porto e Braga

O confinamento geral entre março e maio contribuiu para a melhoria da qualidade do ar em Lisboa, segundo a associação ZERO. No entanto, tanto no Porto como em Braga, os valores de dióxido de azoto mantiveram-se acima do desejado.

ri.lusa

Wall Street sobe em dia de eleições para dois lugares no Senado

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje em alta no início da sessão, no dia em que decorrem eleições para dois lugares em aberto no Senado dos Estados Unidos.

Consumo de eletricidade atinge em 2020 o valor mais baixo desde 2005 – REN

O consumo de eletricidade atingiu em 2020 o valor mais baixo desde 2005, para 48.800 GWh, uma queda de 3,1% face a 2019 ou de 3,7% considerando correções de temperatura e dias úteis, anunciou hoje a REN.

Crédito às famílias volta a subir em novembro e atinge máximos desde setembro de 2015

O total de empréstimos às famílias continuou a subir em novembro passado, atingindo máximos desde setembro de 2015, com os créditos à habitação a somarem o valor mais elevado desde outubro de 2016, divulgou hoje o BdP.

ri.portugalnews

Conferência AICEP.2020 – Exportações e Investimento

A AICEP realizou, no último trimestre do ano 2020, a sua Conferência Anual subordinada ao tema genérico “Exportações & Investimento”.

Fundo de apoio às PME

Fundo de apoio de 20 milhões de euros para ajudar as PME a maximizar os seus ativos de propriedade intelectual.

Webinar “Go Poland”

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, a Polish-Portuguese Chamber of Commerce e a Polish Investment & Trade Agency associam-se para realizar, no próximo dia 27 de janeiro, pelas 10h00, um webinar dedicado ao mercado polaco.

ri.sol

Itália regista mais de 15 mil novos casos e mais de 600 mortes por covid-19

Estão agora ativos 569.161 casos no país.