Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Economia cai 7,7% em janeiro, menos do que no primeiro confinamento
  2. Covid-19: Comissão Europeia já aprovou 17 mil ME em ajudas estatais de Portugal
  3. Insolvências aumentaram mais de 15% no mês de janeiro
  4. Montepio prevê queda de 4,3% do PIB do primeiro trimestre, mas está mais otimista para o ano
  5. Produção industrial alemã cai 8,5% em 2020
  6. Coimbra cria primeiro laboratório ibérico especializado em certificação de ventiladores
  7. Outros

1Economia cai 7,7% em janeiro, menos do que no primeiro confinamento

ri.expresso
A economia regista uma contração de 7,7% no mês passado, mas não chega a atingir os números do primeiro confinamento. Em abril, por exemplo, a variação homóloga foi de 18,1% em média

2Covid-19: Comissão Europeia já aprovou 17 mil ME em ajudas estatais de Portugal

ri.lusa
A Comissão Europeia já deu ‘luz verde’ a 17 mil milhões de euros em ajudas estatais de Portugal às empresas em dificuldade, nomeadamente do turismo, exigindo que o país salvaguarde os direitos dos passageiros e dos consumidores.

3Insolvências aumentaram mais de 15% no mês de janeiro

ri.sol
No mesmo mês, a criação de novas empresas contou com um tombo de 42,7%, revela Iberinform.

4Montepio prevê queda de 4,3% do PIB do primeiro trimestre, mas está mais otimista para o ano

ri.jornalnegocios
Devido ao confinamento, o banco aponta para uma nova contração no primeiro trimestre deste ano. Contudo, melhora as perspetivas para 2021 como um todo.

5Produção industrial alemã cai 8,5% em 2020

dinheirovivo
A produção industrial alemã caiu 8,5% em 2020, face a 2019, depois de em dezembro o indicador se ter mantido em termos mensais e recuado 1% em termos homólogos, divulgou hoje o gabinete de estatísticas oficial (Destatis).

6Coimbra cria primeiro laboratório ibérico especializado em certificação de ventiladores

eco
Empresa da Universidade de Coimbra acaba de instalar o primeiro laboratório ibérico especializado no teste e certificação de dispositivos médicos respiratórios.

7Outros

ri.correiodamanha

Afinal, que máscaras são mais eficazes? Especialistas em desacordo

Máscaras cirúrgicas, comunitárias ou duplas? É uma questão que está a dividir a Europa. Serão as máscaras sociais suficientemente seguras? Mesmo à beira de um rutura de stock das máscaras cirúrgicas, Áustria, Alemanha e França proibiram-nas, mas a indústria têxtil portuguesa refuta esta tese. A DGS ainda não alterou as diretrizes.

ri.diariodenoticias

Mais de 70% dos concelhos portugueses em risco extremo

Dos 308 concelhos do país, 219 continuam em risco extremo, apenas Velas, nos Açores, não tem casos de infeção. Seixal e Lisboa foram dos que cresceram mais em termos de infeção por 100 mil habitantes.

dinheirovivo

Só uma em cada dez empresas portuguesas vai congelar os salários dos trabalhadores em 2021

Projeções para 2021 são mais otimistas e os trabalhadores do setor privado português deverão obter aumentos salariais médios de 1,9%. O relatório é da Willis Towers Watson.

Well’s passa a comercializar apenas máscaras com proteção máxima. Saiba quais são

A partir de agora, a marca passa a vender somente máscaras cirúrgicas e máscaras têxteis reutilizáveis Well’s e MO.

eco

Willis Towers Watson prevê aumento salarial de 1,9% este ano

Para Sandra Bento, associate director da Willis Towers Watson Data Services, as empresas enfrentam 2021 com um “otimismo cauteloso”, o que se reflete no ligeiro aumento salarial previsto.

“Pessoas com talento”, um guia para desenhar a carreira de sonho (e autêntica)

Com a ajuda de histórias reais, neste livro Maria da Glória Ribeiro explica quais os passos fundamentais para ter a carreira profissional que sempre sonhou.

Há 2.505 novos casos e mais 196 mortes por Covid-19

Desde o início da pandemia, o país soma 767.919 casos e 14.354 óbitos por Covid-19. Balanço diário representa o menor número de mortes diárias desde 18 de janeiro.

Quase uma em cada três pessoas com deficiência em Portugal em risco de pobreza ou exclusão social

Os valores registados em Portugal estão muito próximos dos registados na União Europeia, onde 28,4% da população com deficiência estava, em 2019, em risco de pobreza ou exclusão social.

Europa investe recorde de 26 mil milhões em energia eólica offshore em 2020

No ano passado, os países europeus construíram 2,9 GW de energia produzida a partir do vento, no mar, aumentando para 25 GW a capacidade instalada. A ambição é chegar aos 300 GW até 2050.

Governo permite lay-off simplificado na limpeza e vigilância

O lay-off simplificado vai chegar a empresas que não foram obrigadas a encerrar. O Governo garantiu aos parceiros sociais que os trabalhadores dos prestadores de serviços – limpeza, segurança, cantinas – poderão, nalguns casos, ser abrangidos.

ri.lusa

Wall Street segue em alta com perspetiva de novos estímulos

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em alta no início da sessão, depois de ter encerrado na sexta-feira a melhor semana desde há dois meses, graças à perspetiva de mais estímulos à economia.

Covid-19: Lagarde confiante na recuperação económica europeia em 2021

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, mostrou-se hoje confiante de que 2021 será o ano da recuperação económica na Europa, precisando, no entanto, que só recuperará ao nível anterior à crise provocada pela covid-19 em meados de 2022.

Covid-19: Perto de 110 mil empregos perdidos no setor do trabalho temporário

A crise pandémica levou à perda de 110 mil empregos na área do trabalho temporário, segundo a associação setorial, que, temendo um agravamento da situação, apresentou ao Governo medidas para credibilizar a atividade e proteger os trabalhadores.

Covid-19: Mais de 16 queixas por dia sobre compras online enviadas à Deco em janeiro

Mais de 16 reclamações por dia sobre compras online chegaram em janeiro à Deco, 521 no total, mais quatro por dia, em média, do que há um ano, antes de decretado o primeiro estado de emergência.

ri.noticiasaominuto

A nova coleção da Lion of Porches é um verdadeiro must-have

Apostando num estilo casual chic, a nova coleção da Lion of Porches surpreende com peças de tonalidades frias e impactantes, relembrando os tons solarengos dos dias primaveris.

Pelo menos 24 mortos após curto-circuito em fábrica em Marrocos

Pelo menos 24 trabalhadores morreram hoje numa fábrica clandestina em Tânger (norte de Marrocos) devido a um acidente causado por um curto-circuito elétrico, anunciaram fontes oficiais.

jornaleconomico

Estados Unidos regressam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos anunciaram hoje a intenção de se envolverem novamente no Conselho de Direitos Humanos da ONU, que o Governo de Donald Trump abandonou, em 2018, acusando-o de hipocrisia.

EUA: Apesar dos dados desapontantes em janeiro, economistas estão otimistas com recuperação laboral

O pacote de estímulos que deverá ser aprovado nos próximos tempos pelo Congresso norte-americano e o progresso do plano de vacinação são bons sinais para o futuro do mercado laboral da maior economia do mundo, apontam os analistas do ING e Commerzbank. O levantamento de restrições na Califórnia e Nova Iorque só deverá impactar os dados do emprego em fevereiro e março.

ri.portugalnews

Novo fundo europeu ajuda PME

20 milhões de euros será o valor a ser utilizado para financiamento de registos, marcas, desenhos ou modelos em Portugal e na União Europeia.

E-commerce em França atinge os 112 mil milhões de euros em 2020

Foram recentemente publicados pela Fédération du e-commerce et de la vente à distance (FEVAD) os dados do e-commerce em França referentes ao ano de 2020, que confirmam as previsões: +8,5 por cento de crescimento face a 2019, 112 mil milhões de euros em vendas e mais 17 400 novos websites de venda online face a 2019.

“Caminhamos para atingir os 2.000 milhões de euros de exportações nos próximos anos”

Entrevista de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, na edição de fevereiro de 2021 da Revista Portugalglobal, da AICEP.

Queda de 34% nas compras físicas por multibanco em janeiro

O regresso de Portugal ao confinamento provocou uma forte queda nas compras físicas na rede Multibanco, indicam os dados da SIBS.

ri.publico

Sector dos resíduos teme que a UE trave expansão da incineração de lixo

Avaler, associação que representa as empresas que produzem energia a partir da queima de resíduos, escreveu carta a eurodeputados portugueses, pedindo atenção para documento que é votado esta segunda-feira no Parlamento Europeu.