Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Covid-19: Apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores vai ser alargado – ministra
  2. Portugal é dos mais vulneráveis ao fim das moratórias
  3. ISEG estima queda do PIB até 5,6% no primeiro trimestre com descida “substancial” do consumo
  4. Desemprego aumenta em fevereiro para 8,3% na Zona Euro e 7,5% na UE
  5. FMI/Previsões: Fundo melhora estimativa de crescimento da zona euro para 4,4% em 2021
  6. Consumo de calçado aumenta este ano, mas normalidade chega apenas em 2023
  7. Outros

1Covid-19: Apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores vai ser alargado – ministra

ri.lusa
O Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores (AERT) vai ser alargado, passando a incluir situações com quebras de rendimento registadas no primeiro trimestre deste ano, anunciou hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no parlamento.

2Portugal é dos mais vulneráveis ao fim das moratórias

ri.jornalnegocios
O FMI teme que uma má estratégia de recuo nas medidas económicas de combate à pandemia possam provocar problemas com o crédito malparado. Face à elevada percentagem de moratórias e garantias, Portugal é dos mais vulneráveis.

3ISEG estima queda do PIB até 5,6% no primeiro trimestre com descida “substancial” do consumo

ri.jornalnegocios
Os economistas do ISEG apontam para um aprofundamento da quebra da atividade nos primeiros dois meses deste ano, que terão levado o PIB a cair até 3,5% face ao quarto trimestre e até 5,6% face ao período homólogo.

4Desemprego aumenta em fevereiro para 8,3% na Zona Euro e 7,5% na UE

eco
No segundo mês do ano, o desemprego manteve-se estável face a janeiro mas subiu quando comparado com o mesmo período de 2020.

5FMI/Previsões: Fundo melhora estimativa de crescimento da zona euro para 4,4% em 2021

ri.lusa
O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou hoje ligeiramente a previsão de crescimento para a zona euro em 2021 para 4,4%, uma vez que se espera que a Europa beneficie das consequências do pacote de estímulos dos EUA.

6Consumo de calçado aumenta este ano, mas normalidade chega apenas em 2023

ri.portugalnews
Consumo mundial de calçado inicia caminho de recuperação.

7Outros

ri.diariodenoticias

El Corte Inglés impedido de vender artigos de moda, decoração e eletrodomésticos

Para os armazéns, esta “dualidade de critérios” está a afetar o negócio, trabalhadores e fornecedores, pondo ainda em causa as “regras de livre concorrência de mercado”.

dinheirovivo

Espanha procura voluntários para semana de trabalho de quatro dias

A ideia é a de implementar as 32 horas de trabalho semanais, e o governo do primeiro-ministro Pedro Sánchez aceitou investir 50 milhões de euros num programa nacional de três anos. A iniciativa partiu de um pequeno partido político de esquerda chamado Más País.

Apenas 6% da população adulta da UE se encontra totalmente vacinada. 14% já recebeu a primeira dose

Portugal segue a tendência europeia e conta atualmente com 6,4% da população adulta totalmente vacinada (com a segunda dose) e 15,2% com a primeira dose recebida.

EUA querem imposto mínimo global sobre empresas para evitar fuga dos gigantes

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos, admite estar em conversações com os países do G20 para aplicar um imposto mínimo mundial.

Emprego jovem melhora, mas ainda há menos 79 mil a trabalhar

Estimativas provisórias para fevereiro, mês completo de novo confinamento, apontam para inversão ligeira nas perdas de postos de trabalho que foram retomadas em dezembro.

eco

Confinamento no fim de semana da Páscoa ficou 27% abaixo do nível de 2020

Entre sexta-feira e domingo de Páscoa, pouco mais de metade dos portugueses permaneceram em casa. O valor ficou 27% abaixo do nível registado no período comparável do ano passado.

Há 874 novos casos de Covid-19. Morreram mais duas pessoas

Nas últimas 24 horas foram identificados 874 novos casos de coronavírus, um número que reflete o “atraso de integração de 599” casos registados no fim de semana.

ri.expresso

PRR: Portugal é o país com maior percentagem de apoios às empresas, diz o ministro da Economia

“Portugal é o país, de todos aqueles que eu já conheço os planos de recuperação nacionais, que está a dedicar uma maior percentagem de apoios para as empresas”, disse Pedro Siza Vieira

ri.lusa

Wall Street segue hesitante após novos recordes

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje sem uma tendência definida no início da sessão, depois de ter encerrado com novos recordes nos índices Dow Jones e S&P 500.

Covid-19: Apoios podem ter “consequências inesperadas” no sistema financeiro – FMI

O nível “sem precedentes” de apoios públicos com influência no sistema financeiro pode ter “consequências inesperadas”, alertou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) no Relatório de Estabilidade Financeira Global.

Falta de contacto com colegas e subida de custos entre fatores mais negativos do teletrabalho

Os funcionários públicos apontam a falta de contacto com colegas e o aumento de despesas como os pontos mais negativos do teletrabalho, e a redução do tempo em deslocações como o mais positivo, indica um estudo realizado pela DGAEP.

ri.noticiasaominuto

A nova coleção de Elisabetta Franchi é destemida, determinada e delicada

A maison acaba de lançar uma linha composta por materiais luxuosos e suaves, destacando-se a seda, tule, chiffon, ottomanim e lantejoulas.

Tous assinala o Dia da Mãe com coleção especial

Para o Dia da Mãe, a Tous sugere uma coleção muito especial.

ri.observador

FMI vê défice português atingir 5% este ano e 1,9% em 2022

Novas previsões do FMI para o défice português são mais pessimistas em 2021, mas mais otimistas em 2022. O primeiro superavit é esperado em 2024, ano em que a dívida deve retomar níveis pré-pandemia.

jornaleconomico

Inflação homóloga na OCDE sobe para 1,7% em fevereiro

A inflação anual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, excluindo alimentos e energia, abrandou ligeiramente, para 1,6% em fevereiro, contra 1,7% em janeiro.

Reino Unido reabrirá lojas, ginásios e cabeleireiros a 12 de abril

O primeiro-ministro britânico acredita que o Reino Unido está pronto para a segunda fase do plano de desconfinamento, que vai avançar na próxima semana.

ri.portugalnews

Webinar Sérvia – Portugal

A AICEP realiza o webinar Sérvia – Portugal, no dia 15 de abril, às 10h00, com o objetivo de dar a conhecer Portugal às empresas sérvias e a Sérvia às empresas portuguesas.

Portugal e Espanha: Realidade ibérica e comparações no contexto europeu – 2020

A percentagem de território protegido para biodiversidade em 2019 registada em Portugal (21%) e em Espanha (27%) era superior ao conjunto da União Europeia (18%). Existem grandes diferenças entre os países da UE neste domínio, com o valor máximo registado na Eslovénia (38%) e o mínimo na Dinamarca (8%).

Há uma universidade nos EUA que está a estudar o sucesso da marca portuguesa Josefinas

A experiência de compra do projeto de calçado de luxo está em destaque num MBA da Kellog School of Management, em Chicago.

ri.publico

Lena Dunham assina linha de roupa tamanho XXL para a 11 Honoré

A criadora e protagonista da série Girls da HBO abraçou um novo desafio: criar uma colecção pensada para mulheres com curvas pronunciadas e peso acima do limite máximo do intervalo considerado ideal.

ri.sol

Espanha regista 6.623 casos de covid-19 e 128 vítimas mortais

A incidência de casos no país situa-se nos 164,71 por 100 mil habitantes, um aumento de 1,3 face à véspera.