Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Portugal com maior queda do PIB na UE no 1.º trimestre ao recuar 5,4% – Eurostat
  2. Excedente no comércio externo na Zona Euro desce para 15,8 mil milhões
  3. Preços na produção industrial aumentam 4,9% em abril em termos homólogos – INE
  4. IEFP pede a empresas que devolvam apoios
  5. Para ser neutro em carbono antes de 2050, Portugal tem de acelerar 20% a descarbonização e investir 7% do PIB
  6. Empresa localizada na Trofa eleita melhor startup do mundo
  7. Outros

1Portugal com maior queda do PIB na UE no 1.º trimestre ao recuar 5,4% – Eurostat

ri.lusa
A economia da zona euro recuou 1,8% e a da União Europeia 1,7% no primeiro trimestre do ano, face ao período homólogo, com Portugal a apresentar a maior quebra, de 5,4%, segundo uma estimativa do Eurostat.

2Excedente no comércio externo na Zona Euro desce para 15,8 mil milhões

eco
Segundo o Eurostat, as exportações de bens da zona euro ascenderam a 212,1 mil milhões de euros em março de 2021, um aumento de 8,9% em relação ao mês homólogo.

3Preços na produção industrial aumentam 4,9% em abril em termos homólogos – INE

ri.lusa
O Índice de Produção Industrial passou de 0,5% em março para 4,9% em abril, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

4IEFP pede a empresas que devolvam apoios

dinheirovivo
Um dos problemas que está a ocorrer prende-se com as empresas que recorreram ao incentivo à normalização de atividade – na modalidade de dois salários mínimos por trabalhador – e que pediram mais tarde o ‘apoio à retoma’.

5Para ser neutro em carbono antes de 2050, Portugal tem de acelerar 20% a descarbonização e investir 7% do PIB

eco
“A descarbonização vai exigir de Portugal um investimento de cerca de 7% do PIB. A alteração dos fluxos de capital poderá criar oportunidades de até 10-15% do PIB português”, considera a McKinsey.

6Empresa localizada na Trofa eleita melhor startup do mundo

eco
A Magnevane, localizada na Trofa, foi eleita a melhor startup do mundo pelo Unicorn Battle Cup Finals.

7Outros

dinheirovivo

Estudo: Portugal é um dos países europeus em que a maior preocupação financeira são as contas mensais

O estudo da seguradora Zurich mostra que, por exemplo, na Alemanha a principal preocupação dos inquiridos é a segurança financeira na reforma. Essa é também uma das preocupações dos portugueses, tal como o pagamento mensal das contas.

O incrível negócio da moda em segunda mão

Em Outubro de 2016, o California Market Center em Los Angeles encheu-se para ouvir o CEO de uma empresa de compra e venda de roupas usadas. “Estamos a re-imaginar a indústria da moda”, afirmou orgulhosamente Manish Chandra, CEO da Poshmark. “Criámos uma nova forma de retalho de moda.”

eco

Economia puxa por Wall Street. Retalho brilha com resultados

As bolsas norte-americanas estão em alta, numa altura em que a época de resultados está próxima do fim nos EUA. Retalhistas estão em destaque nesta sessão.

Há mais duas mortes e 386 casos por Covid-19 em Portugal

Desde o início da pandemia já 842.767 pessoas ficaram infetadas com SARS-CoV-2, das quais 17.011 morreram com a doença.

ri.expresso

Covid-19. Itália com 4.452 casos no último dia e mais de 28 milhões de vacinas dadas

Atualmente existem em Itália 315.308 casos ativos do vírus e destes doentes 13.228 estão internados, 1.689 dos quais nos cuidados intensivos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE

ri.jornalnegocios

Amazon quer comprar MGM por 9 mil milhões de dólares

A empresa que detém os estúdios cinematográficos cujo logótipo é um leão há muito que pondera vender o seu negócio. E a Amazon está interessada, mantendo atualmente conversações para a compra da MGM por 9 mil milhões de dólares.

ri.lusa

Portugal integra acordo global sobre dívida de países africanos

O primeiro-ministro português, António Costa, disse hoje que o país vai participar num acordo global sobre a dívida externa dos países africanos, mas sublinhou que Portugal tem também “um nível de endividamento elevado”.

Ciberataques aumentaram 79% em Portugal em 2020

Os ciberataques em Portugal aumentaram 79% em 2020 em relação ao ano anterior, revelou hoje o Centro Nacional de Cibersegurança, que salienta o aumento dos ataques aos bancos e avisa que a tendência é para piorar.

Bruxelas cria até 2023 novas regras para taxar empresas e ‘gigantes’ tecnológicas na UE

A Comissão Europeia vai criar, até 2023, novas regras para taxar empresas na União Europeia (UE), visando reduzir a burocracia e “minimizar oportunidades de evasão fiscal”, abrangendo as ‘gigantes’ tecnológicas que domiciliam lucros onde lhes é mais favorável.

Sustentabilidade ambiental será um dos critérios da análise anual do FMI

A diretora executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse hoje que a avaliação da sustentabilidade ambiental será uma das vertentes da avaliação anual que o Fundo faz aos seus Estados-membros, ao abrigo do artigo IV.

Consumo de combustíveis com “aceleração significativa” de 59% em abril

O consumo de combustíveis aumentou 59% em abril face ao mesmo mês de 2020, registando uma “aceleração significativa” com o desconfinamento e a retoma gradual das atividades económicas, divulgou hoje a Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE).

ri.noticiasaominuto

Polos confortáveis e intemporais. A nova coleção da Springfield

A Springfield acaba de lançar uma das suas coleções de verão mais esperadas – ‘Forever POLO. ALWAYS, ALL WAYS’. Esta é um das suas peças mais icónicas.

Happy Socks apresenta coleção divertida para crianças

Happy Socks acaba de lançar uma nova coleção que convida as crianças a “esticar as pequenas pernas e fazer tudo o que a idade pede”, dizem em comunicado.

jornaleconomico

Mais de 90% das empresas defende criação de benefícios fiscais para apoiar transição energética

Mais de metade das empresas questionadas revela um forte interesse na realização de investimentos para aumentar a eficiência energética até 2026, sendo a sustentabilidade e a redução de custos os principais motivos apontados.

ri.portugalnews

Evento “Going Global”

O Centro de Estudos Portugueses da UC Berkeley e a AICEP, por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, estão a organizar o evento “Going Global – Como as startups europeias podem chegar ao mercado global”, no dia 19 de maio de 2021. É moderadora Teresa Fernandes da AICEP em São Francisco.

Tendências & Oportunidades: Bélgica – Hubs tecnológicos e de inovação

Na Bélgica, o setor tecnológico e digital tem-se desenvolvido intensamente ao longo dos últimos anos. Na última década, segundo a StartUp.be, foram criadas cerca de 400 novas start-ups, só na cidade de Bruxelas, que já conta com 3,4 start-ups tecnológica por 10 mil habitantes. A Região da Flandres tem 1,5 e a Região da Valónia 1,2 start-ups por 10 mil habitantes.