Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Vendas a retalho sobem em abril na zona euro e UE, Portugal acima da média
  2. Covid-19: Comissão Europeia aprova 64 ME para apoio à saúde na Madeira e ajuda às PME
  3. Taxa de desemprego nos EUA baixa para 5,8% em maio
  4. Mais de 47 mil pediram incentivo pós lay-off e apoio às microempresas
  5. Economia portuguesa perde fôlego na última semana de maio
  6. Cortiça, mármore e ativismo pelos direitos humanos na maior exposição de Ai Weiwei
  7. Outros

1Vendas a retalho sobem em abril na zona euro e UE, Portugal acima da média

ri.lusa
As vendas a retalho tiveram em abril uma aceleração homóloga na zona euro (23,9%) e UE (22,4%), com Portugal a crescer acima da média (27,2%) e a apresentar o maior aumento em cadeia (4,3%).

2Covid-19: Comissão Europeia aprova 64 ME para apoio à saúde na Madeira e ajuda às PME

ri.lusa
A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 64 milhões de euros para Portugal devido à pandemia de covid-19, visando o reforço do sistema de saúde na Madeira e apoio às PME do país.

3Taxa de desemprego nos EUA baixa para 5,8% em maio

ri.noticiasaominuto
A taxa de desemprego nos Estados Unidos baixou em maio para 5,8%, menos três décimas em relação a abril, refletindo a reativação da economia, que criou 559 mil postos de trabalho no mês passado.

4Mais de 47 mil pediram incentivo pós lay-off e apoio às microempresas

eco
As candidaturas ao novo incentivo à normalização e ao apoio para microempresas terminaram a 31 de maio. Chegaram ao IEFP mais de 47 mil pedidos.

5Economia portuguesa perde fôlego na última semana de maio

eco
A economia portuguesa desacelerou na última semana de maio face à semana anterior. A base de comparação de 2020 tenderá a ser cada vez maior, o que poderá explicar esta diminuição.

6Cortiça, mármore e ativismo pelos direitos humanos na maior exposição de Ai Weiwei

ri.lusa
Peças inéditas em cortiça e mármore portugueses convivem com outras, icónicas, quase todas marcadas pelo forte ativismo pelos direitos humanos, na maior exposição de sempre realizada pelo artista chinês Ai Weiwei, que inaugura na sexta-feira, em Lisboa.

7Outros

ri.diariodenoticias

Fim dos plásticos descartáveis na UE começa em julho

A 3 de julho entra em vigor a diretiva da UE, aprovada em 2019 por todos os Estados-membros, que estabelece uma redução dos plásticos de uso único. Cotonetes, talheres e pratos de plástico, entre outros, podem ter os dias contados.

dinheirovivo

Descarbonizar a economia passa pela energia e pela mudança dos hábitos de consumo

Eletrificação a partir de fontes renováveis ou a transformação dos modelos de negócio na indústria da moda são dois exemplos de soluções que podem ajudar a salvar o planeta. Se nada for feito, “a nossa espécie como a conhecemos está condenada”, diz o biólogo Gonçalo Ferreira de Carvalho.

eco

Governo quer avaliar redução da semana de trabalho

Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho tem agora como linha de reflexão a possibilidade de concentrar o tempo de trabalho na semana ou reduzir os períodos de trabalho.

Bruxelas e Londres investigam Facebook por suspeitas de abuso das regras da concorrência

A Comissão Europeia e a Autoridade da Concorrência britânica abriram investigações ao Facebook por suspeitas de que a empresa violou as regras da concorrência no mercado dos anúncios classificados.

EUA ampliam lista negra de empresas chinesas com restrições

Lista inclui agora 59 empresas, em vez das anteriores 31, consideradas como empresas que fornecem ou apoiam o complexo militar e de segurança chinês.

Lisboa segue Europa e fecha a semana em alta

A bolsa nacional fechou a semana em terreno positivo, subindo 0,31%. As principais praças europeias também fecharam em alta, com exceção do espanhol Ibex 35.

ri.jornaldenoticias

Três propostas para salvar Coelima não descansam operários

Empresas de Guimarães, Vizela, Santo Tirso e Famalicão interessadas. Sindicato pede solução rápida. Em dois dias, o Tribunal de Guimarães recebeu mais duas propostas para a recuperação e manutenção dos postos de trabalho da insolvente Coelima.

ri.lusa

Wall Street reage positivamente ao relatório sobre o emprego

A bolsa de Nova Iorque iniciou hoje a sessão em alta, após a publicação de um relatório mensal sobre o emprego que continua a refletir a recuperação dos efeitos económicos da pandemia nos Estados Unidos.

Instituto Camões e Gulbenkian apoiam polos de criação artística nos PALOP e Timor-Leste

O Instituto Camões e a Fundação Gulbenkian vão apoiar o desenvolvimento de quatro polos de criação artística contemporânea nas áreas das artes cénicas e ou música nos PALOP e Timor-Leste, anunciou o instituto da Cooperação e da Língua.

Covid-19: Autoagendamento para vacinação de maiores de 45 anos já está disponível

O sistema de autoagendamento para a vacina contra a covid-19 já está disponível para as pessoas com mais de 45 anos, adiantou hoje fonte da ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação.

Covid-19: Portugal com mais 430 casos e mais pessoas internadas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 430 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e mais 13 internamentos de pessoas com covid-19, num dia sem mortes atribuídas à doença.

Covid-19: Índice de transmissibilidade nacional sobe para 1,08 e incidência para 69,8

O índice nacional de transmissibilidade (Rt) aumentou uma centésima desde quarta-feira para 1,08 e a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes subiu de 66,4 para 69,8.

Covid-19: Viajantes da UE vacinados poderão entrar em França sem teste contra vírus

A França vai permitir que pessoas de outros países da União Europeia (UE) entrem no país com o certificado de vacinação a partir da próxima quarta-feira, sem ter que apresentar o teste PCR negativo como ocorreu até agora.

Economia moçambicana em expansão pelo segundo mês consecutivo – Standard Bank

Standard Bank
O indicador PMI calculado pelo Standard Bank Moçambique, que reflete as expetativas do setor privado acerca da economia, continuou em terreno positivo durante maio, depois de sair de 13 meses de declínio em abril, anunciou hoje o banco.

ri.jornalnegocios

Pandemia atira El Corte Inglés para perda recorde de 3 mil milhões em 2020

A pandemia impactou fortemente os números do retalhista espanhol que apresentou prejuízos pela primeira vez e as receitas mais baixas desde o ano 2000. Nas vendas, um dos maiores impactos foi sentido na agência de viagens

Dombrovskis diz que países precisam perceber momento certo para retirar ajudas

O vice-presidente executivo da Comissão Europeia para a área financeira defende, em entrevista a um grupo de media europeus, que cabe aos Estados-membros identificar “um bom momento para começar a eliminar gradualmente as medidas de apoio”.

jornaleconomico

Portugal tem de ser mais atrativo para se poder reindustrializar

Economistas avisam que faltam reformas que garantam investimento direto estrangeiro para o país beneficiar da revitalização da indústria europeia.

ri.portugalnews

Marrocos: Diálogos de internacionalização AICEP com o setor têxtil

A Delegação da AICEP em Marrocos iniciou um ciclo de reuniões temáticas destinado às empresas portuguesas instaladas em Marrocos.

Duas startups portuguesas com soluções inovadoras na área da saúde nas meias-finais dos EIT Health InnoStars Awards

A RuPharma e a Endobios são as equipas nacionais a merecer reconhecimento pela qualidade das suas ideias, atualmente num estágio inicial de desenvolvimento.

Evento “Reshaping Business Services”

O Instituto Kaizen de Portugal, em parceria com a AICEP, organiza o evento virtual internacional “Reshaping Business Services”, no dia 15 de junho, às 16 horas, para debater temas como a transformação digital dos centros, o teletrabalho e o futuro do trabalho.

MIT Portugal – Candidaturas a 40 Bolsas de Doutoramento para 2021/2022

O prazo para a submissão de candidaturas decorre até às 17h00 (hora de Lisboa) de 2 de julho de 2021.

Instituições Europeias – Horizon Europe Info-Days: 28 de junho a 9 de julho

A Comissão Europeia anunciou a primeira edição dos Horizon Europe Info-Days, que decorrerão durante 10 dias e darão oportunidade aos potenciais candidatos (como empresas, universidades e centros de investigação) e outros stakeholders das áreas de investigação e inovação da UE de receberem informações e colocarem questões sobre as novidades, principais instrumentos de financiamento e processos deste programa.

Portugal pela primeira vez na Viva Technology

A Viva Technology é uma das maiores feiras tecnológicas do mundo e realiza-se em Paris de 16 a 19 de junho de 2021 em formato híbrido na Porte de Versailles. A edição de 2019 (a edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia COVID-19), contou com mais de 124.000 visitantes de 125 países, 2.325 startups expositoras, mais de 50 grandes grupos franceses e estrangeiros, 3.300 investidores e 2.500 jornalistas.

Technolopole Grand Poitiers organiza webinar sobre o ecossistema empreendedor português

O Technopole de Grand Poitiers organiza, no próximo dia 23 de junho, pelas 14h30 (hora francesa), um webinar dedicado ao ecossistema empreendedor português com o objetivo de apresentar Portugal como destino de internacionalização para as startups da região.