Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Industriais queixam-se de “incertezas” e “alheamento” do Governo
  2. FMI mantém previsão de crescimento mundial em 6% para 2021
  3. Exportações disparam 49,1% e superam nível pré-pandemia
  4. Estudo indica que empresários acreditam que os seus negócios vão melhorar nos próximos meses
  5. Bruxelas investe 122 milhões em 47 projetos para descarbonizar a economia, dois portugueses
  6. Esgotámos os recursos da terra. Humanidade começa a viver a crédito
  7. Outros

1Industriais queixam-se de “incertezas” e “alheamento” do Governo

ri.publico
Empresas queixam-se de ausência de quadro normativo “claro” e de “lentidão inexplicável” do Governo a adoptar medidas de que os seus rivais europeus já beneficiam. Serviço de interruptibilidade acaba a 31 de Outubro

2FMI mantém previsão de crescimento mundial em 6% para 2021

ri.lusa
O Fundo Monetário Internacional (FMI) mantém a previsão de crescimento mundial de 6%, em 2021, mas alerta para o aumento das disparidades entre países e para a ausência de vacinas que abranda a recuperação dos países emergentes.

3Exportações disparam 49,1% e superam nível pré-pandemia

eco
De acordo com o INE, comparando com o segundo trimestre de 2019, as exportações aumentaram 3,0% e as importações diminuíram 3,2%.

4Estudo indica que empresários acreditam que os seus negócios vão melhorar nos próximos meses

jornaleconomico
O estudo diz também que “cerca de dois terços dos negócios (64%) não estavam preparados para a crise sanitária, sendo que a maioria dos empresários (59%) não adotou medidas para enfrentar a pandemia.

5Bruxelas investe 122 milhões em 47 projetos para descarbonizar a economia, dois portugueses

dinheirovivo
Bruxelas selecionou um projeto da portuguesa Navigator para conversão de fábrica de celulose de gás natural para biomassa e escolheu um outro da empresa Hyperion Energy Investments dedicado ao hidrogénio verde.

6Esgotámos os recursos da terra. Humanidade começa a viver a crédito

eco
Quando faltam mais de cinco meses para o final do ano, a humanidade consumiu os recursos planetários do ano e vai começar a viver a crédito.

7Outros

dinheirovivo

Peritos propõem teletrabalho até haver mais de 85% com vacinação completa

Assim que mais de 60% da população tiver o esquema vacinal completo, peritos sugerem ainda que se possa dispensar o uso de máscara no exterior, desde que se cumpra a regra de distanciamento.

eco

EUA voltam a recomendar uso de máscara mesmo a quem está vacinado

Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos considera que as pessoas vacinadas contra o novo coronavírus devem usar máscara nas escolas e locais públicos fechados.

Empresários e especialistas defendem que é tempo de aligeirar medidas restritivas

Reabertura das discotecas divide as opiniões. Especialistas ouvidos pelo ECO dizem não, os empresários têm uma posição menos clara. Peritos voltam a reunir hoje no Infarmed.

ri.expresso

Covid-19. França regista mais de 26 mil novos casos

Nas últimas 24 horas foram detetados 26.871 novos casos de covid-19 em França, um número superior à média das últimas semanas, fazendo recear o afluxo de doentes aos hospitais franceses na próximas semanas

ri.jornalnegocios

Competitividade fiscal das empresas e o PRR

Uma vez que existe uma dotação de verbas assinalável para a modernização das finanças públicas e administração pública, seria importante que boa parte desse investimento tivesse como resultado uma maior capacidade do Estado em, pelo menos, desempenhar as mesmas funções com maior eficiência.

ri.lusa

Consumo das famílias cai na zona euro no 1.º trimestre enquanto rendimento sobe

O consumo real ‘per capita’ das famílias caiu 1,6% no primeiro trimestre na zona euro, quando o rendimento real dos agregados familiares subiu 0,4% e o rendimento bruto cresceu 1,6%, anunciou hoje o Eurostat.

Lucro da EDP Renováveis cai 44% no 1.º semestre

A EDP Renováveis obteve resultados líquidos de 142 milhões de euros na primeira metade deste ano, menos 44% que no mesmo período de 2020, devido à redução das vendas e ao efeito desfavorável da conversão cambial, foi hoje anunciado.

Governo e parceiros sociais assinam hoje acordo de formação e qualificação

O Governo e os parceiros sociais assinam hoje um acordo de formação e qualificação que visa sistematizar o seu regime jurídico, melhorar o sistema e reforçar as condições pedagógicas, ficando de fora a CGTP que o considera “insuficiente e desajustado”.

Gasolina simples com 7.º aumento consecutivo em junho mas peso das margens desceu – ERSE

O preço de venda ao público (PVP) médio da gasolina simples aumentou 1,7% em junho, face a maio, “representando o sétimo aumento consecutivo” em Portugal, mas o peso das margens de comercialização desceu, segundo a ERSE.

Impostos encareceram gasóleo em 19 cêntimos face a Espanha – ERSE

O peso fiscal em Portugal encareceu o gasóleo simples, no segundo trimestre deste ano, em 19 cêntimos em relação a Espanha, sendo que sem impostos “os preços médios nacionais encontram-se alinhados aos do país vizinho”, adiantou hoje a ERSE.

Wall Street em queda pouco após o início da sessão

A bolsa de Wall Street negociava hoje em queda pouco após o início da sessão, depois de a China ter culpado os EUA pelo “impasse” nas relações bilaterais.

ri.noticiasaominuto

You Saint Tropez: A novidade da Havaianas que já é um sucesso em Portugal

Os dias quentes estão aí e com eles chega aquela altura do ano em que não há nada mais confortável ou estiloso do que calçar um belo par de Havaianas.

La Redoute: Os cinco essenciais que não podem faltar na mala de verão

Os dias quentes, longos e ‘preguiçosos’ de verão já estão aí e com eles, para a maioria dos portugueses, chegam também as férias.

A coleção pre-fall da Brownie é linda e simplesmente cósmica

A nova coleção pre-fall da Brownie tem as peças que vai querer usar nos dias de verão e no começo do outono.

jornaleconomico

Recuperação frágil e desigual pode sobreaquecer economias desenvolvidas e importar inflação nos mercados emergentes

As pressões inflacionárias nas economias mais desenvolvidas, sendo transitórias, constituem um risco para os bancos centrais desses países, que podem retirar o apoio monetário cedo demais, e para os seus parceiros emergentes, onde a inflação importada pode-se traduzir numa efetiva.

ri.portugalnews

Business Revolution Week Chile 2021 – 10 a 12 de agosto

Este evento 100% online reúne empresas e especialistas em Transformação Digital e Cibersegurança para discutir o “novo normal” pós pandemia no setor financeiro assim como o papel das fintechs na evolução do mercado e na inclusão financeira.

Missão Empresarial Virtual ao Cazaquistão

A missão Empresarial Virtual ao Cazaquistão decorre de 4 a 8 de outubro.

Moda Portuguesa em destaque em Agosto no canal Fashion TV

De Portugal para o mundo a Associação Selectiva Moda, através do seu projeto FROM PORTUGAL, promove o setor têxtil e vestuário de Portugal através da Growing Galaxy no canal Fashion TV.

A AICEP e a Startup Portugal juntam-se para apoiar a participação de 10 startups portuguesas no South Summit (Madrid)

O South Summit regressa no próximo outono, com novo fôlego e com uma aposta na Sustentabilidade e na Transformação Digital, alinhada com os objetivos do plano estratégico Horizon Europe Global Challenges & European Industrial Competitiveness. Será um evento incontornável para startups a operar na Península Ibérica.

O Digital nas PME

A importância dos Digital Innovation Hubs para Portugal – estimular a adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial PME, através do desenvolvimento, teste e experimentação dessas tecnologias.

ri.publico

À procura de emprego? Investigadores vão criar uma aplicação para ajudar

Até 2023, investigadores de várias intituições participam no projecto Life Skills VR – Life Skills for Employment in COVID-19 Era through VR Innovation que visa a criação de uma nova aplicação móvel para ajudar os cidadãos a procurarem emprego.

ri.sol

Dados preliminares dos Censos revelam que Portugal tem menos 214 mil habitantes do que em 2011

A única década em que se notou um decréscimo populacional foi entre 1960 e 1970, aponta INE.