Início Revista de Imprensa

Revista de Imprensa

  1. Católica projeta crescimento de 2,9% da economia portuguesa no terceiro trimestre
  2. Produção industrial acelera em agosto na UE, Portugal com maior recuo homólogo
  3. FMI/Previsões: Fundo vê dívida portuguesa nos 130,8% do PIB e défice nos 4,8% este ano
  4. Comércio externo da China cresce mais de 15% em setembro
  5. Economia do Reino Unido regressa ao crescimento em agosto
  6. Bailarinas mais caras do mundo falam português. Custam 3.390€
  7. Outros

1Católica projeta crescimento de 2,9% da economia portuguesa no terceiro trimestre

ri.expresso
O cenário central de crescimento do PIB no total do ano 2021 é agora de 3,7%, uma revisão em alta.

2Produção industrial acelera em agosto na UE, Portugal com maior recuo homólogo

ri.expresso
Portugal esteve em contraciclo, a registar a maior quebra da produção industrial entre os Estados-membros: 7,2%.

3FMI/Previsões: Fundo vê dívida portuguesa nos 130,8% do PIB e défice nos 4,8% este ano

ri.lusa
O Fundo Monetário Internacional espera que Portugal feche este ano com 4,8% de défice e uma dívida pública de 130,8% do Produto Interno Bruto, uma revisão em alta do seu Monitor Orçamental.

4Comércio externo da China cresce mais de 15% em setembro

jornaleconomico
As exportações chinesas denominadas em yuans aumentaram 19,9%, em relação a setembro de 2020, para 1,98 bilião de yuans (266.308 milhões de euros).

5Economia do Reino Unido regressa ao crescimento em agosto

ri.expresso
Os grandes impulsionadores da economia britânica foram os setores da hotelaria e restauração, e arte e entretenimento, beneficiando do levantamento da maioria das restrições.

6Bailarinas mais caras do mundo falam português. Custam 3.390€

eco
Estas sabrinas têm pendentes em ouro e topázios azuis e custam 3.390 euros. As sabrinas da marca Josefinas estão expostas no Museu da Moda e dos Têxteis, em Vila Nova de Gaia.

7Outros

dinheirovivo

Empresas ficam sem chão: sem apoios, com custos a subir e receitas ainda a recuperar

A preocupação é sobretudo dos setores mais afetados pela crise pandémica, para os quais não há medidas especiais previstas: restauração e bares, turismo, cultura. Almofada foi-se, consumo ainda não recuperou e as medidas extraordinárias acabam no final do ano. Quando as empresas já estão a pagar as prestações congeladas durante a covid.

Bruxelas sugere “vouchers” e moratórias para aliviar conta da luz

A Comissão Europeia propôs também uma investigação a “possíveis comportamentos anticoncorrenciais” das empresas do setor energético.

eco

Algas podem vir a substituir papel e plástico nas embalagens

A DS Smith, uma empresa multinacional de embalagens, está a estudar a possibilidade de utilizar fibras de algas como matéria-prima para fabricar papel e eliminar o plástico.

ri.expresso

OE2022. Há um coro de críticas a unir os empresários. Sector automóvel já fala de despedimentos à vista

“Do que conhecemos deste orçamento e da expetativa de atividade do sector automóvel até ao fim do primeiro trimestre do próximo ano, há um problema de custos fixos para resolver que ameaça por em risco a manutenção das equipas de trabalho”, diz José Couto, presidente da AFIA Para comentar o Orçamento de Estado do próximo ano “com rigor”, os dirigentes associativos querem ter tempo para analisar o documento e aguardar o momento da aprovação na Assembleia da República porque, assumem à partida, as cedências do governo para garantir a aprovação do texto final, vai trazer mudanças que, em alguns casos, podem ser significativas.

Receitas da Dior crescem 40% e batem níveis pré-covid

Nos primeiros nove meses do ano receitas da Dior passam 40 mil milhões de euros. Só no terceiro trimestre as receitas atingiram os 15.512 milhões de euros, mais 20% face a 2020 e 11% face a 2019.

ri.lusa

Covid-19: Portugal regista 828 novos casos e nove mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 828 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, nove mortes associadas à covid-19 e uma nova redução no número de internamentos, segundo dados da DGS.

Governo espanhol entrega proposta de Orçamento para 2022 que prevê mais 10,8% de receitas

O Governo de esquerda espanhol apresentou hoje o projeto de orçamento para 2022 que prevê que o Estado arrecade 279.316 milhões de euros de receitas em 2022, um aumento de 10,8% em relação ao ano anterior.

Putin admite que preço do barril de petróleo chegue aos 100 dólares

O Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu hoje ser possível que o preço do barril de petróleo atinja os 100 dólares (cerca de 85 euros), embora tenha destacado que uma alta significativa dos preços não interessa aos produtores.

Wall Street mostra-se hesitante no início da sessão após dados da inflação

A bolsa de Nova Iorque seguia hoje mista no início da sessão, após a divulgação de dados que indicam uma subida da inflação nos Estados Unidos em setembro.

Taxa de inflação atinge 5,4% nos EUA, o nível mais alto em 13 anos

A taxa de inflação anual subiu para 5,4% em setembro nos Estados Unidos, o nível mais alto em 13 anos, indicou hoje o Departamento do Trabalho.

OPEP revê ligeiramente em alta procura mundial de petróleo

A OPEP, que mantém limitado o seu fornecimento de petróleo no meio do aumento dos preços da energia, reviu hoje ligeiramente em alta a procura mundial de petróleo em 2021 e 2022.

INE confirma que inflação homóloga se manteve nos 1,5% em setembro

O Instituto Nacional de Estatística confirmou hoje que a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,5% em setembro de 2021, valor idêntico ao registado em agosto.

Inflação homóloga na Alemanha atinge 4,1% em setembro, máximo em 28 anos

A taxa de inflação homóloga na Alemanha atingiu 4,1% em setembro, um máximo em 28 anos, devido a um aumento significativo dos preços da energia, que subiram 14,2%, disse hoje a Destatis.

Bolsa de Lisboa abre a cair 0,47%

A Bolsa de Lisboa abriu hoje em terreno negativo, com o principal índice, o PSI20, a cair 0,47% para os 5.536,31 pontos.

G20 apoia reforma da OMC e comércio mundial mais transparente

Os ministros do Comércio do G20 reunidos em Sorrento (Itália) concordaram hoje na necessidade de realizar uma reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) e de reforçar e promover o intercâmbio comercial global com transparência.

Filme sobre guitarrista Zé Pedro vence prémio de Melhor Documentário em festival de LA

O filme “Zé Pedro Rock ’n’ Roll”, de Diogo Varela Silva, venceu o prémio de Melhor Documentário Internacional no festival de cinema punk de Los Angeles, anunciou hoje o júri.

ri.jornalnegocios

Governo quer cobrar taxa às empresas que mais usam contratos a prazo em 2023

Depois de vários adiamentos, o Governo quer aplicar a nova taxa da rotatividade em 2023, em função do comportamento das empresas no próximo ano.

Congresso dos EUA aprova aumento de 480 mil milhões no limite de dívida até dezembro

Depois do Senado, foi a vez da Câmara dos Representantes dar a “luz verde” que era necessária para um aumento do teto máximo de dívida que os EUA podiam acumular. Contudo, o prazo vai até dezembro, altura em que se preveem duras negociações.

ri.noticiasaominuto

Compras online: Clientes destas lojas são os mais satisfeitos com prazos

De acordo com um estudo da Marktest, a Mango, a MO e a Lefties são as lojas online que geram maior satisfação com os prazos de entrega junto dos seus clientes.A primeira vaga do Barómetro e-Commerce, da Marktest, revela que as lojas virtuais da Bertrand, da Lefties e da Mango são as que melhores serviços prestam.

A nova coleção da Kiko é perfeita para momentos de ´self-care´

A marca inspirou-se na Ayurveda. Chama-se ‘Precious Rituals Collection’ e é a primeira coleção de beleza vegan que remete para os princípios holísticos da Ayurveda, uma antiga prática hindu de medicina.

Taxa de desemprego da OCDE cai ligeiramente para 6% em agosto

A taxa de desemprego da OCDE caiu, pelo quarto mês consecutivo, embora ligeiramente, para 6% em agosto, contra 6,1% em julho, embora permaneça 0,7 pontos percentuais acima da taxa pré-pandemia de fevereiro de 2020, foi hoje anunciado.

ri.observador

Portugal Fashion arranca com talento africano

A 49.ª edição do Portugal Fashion arrancou esta terça com uma novidade: durante três anos o evento irá receber o talento de 40 designers africanos, criando pontes de investimento na indústria têxtil.

“Chips”. Apple deve reduzir produção do iPhone

A crise dos semicondutores (“chips”) deverá levar a Apple a reduzir a produção dos novos iPhone. Segundo a Bloomberg, serão produzidos menos 10 milhões do que os 90 milhões previsto até final de 2021.

ri.portugalnews

Expo 2020 acolhe Festival da Lusofonia em homenagem à língua portuguesa

A Expo 2020 Dubai recebe esta semana, entre 14 e 16 de outubro, o Festival da Lusofonia – uma celebração única da língua portuguesa com várias apresentações artísticas e culturais de Portugal e da comunidade lusófona.

UpM Fórum do Comércio e Investimento – online 11 novembro

A União para o Mediterrâneo organiza em online no próximo dia 11 de novembro, entre as 9h55 e as 14h00, a 3ª edição do Fórum do Comércio e Investimento, com o intuito de fomentar o diálogo e promover os negócios na região mediterrânica.

ri.publico

Receita com nova taxa de carbono sobe para 1,5 milhões em Agosto

Taxa cobrada aos passageiros aéreos e aos passageiros de cruzeiros entrou em vigor a 1 de Julho, mês em que rendeu 492 mil euros, tendo triplicado no mês seguinte. Governo prevê que encaixe seja de 15 milhões no ano que vem.

Empresas com incentivos ilegais na Zona Franca começam a ser notificadas até ao fim do ano

Bruxelas dera oito meses a Portugal para avançar com a recuperação das ajudas, mas processo ainda não terminou. Pelo meio, Lisboa tentou travar essa obrigação.